A assinatura do termo de acordo entre a Prefeitura e ACP aconteceu nesta segunda-feira (13)
A Prefeitura de Campo Grande retoma o pagamento do plano de carreira, promoção horizontal que é a mudança de letra, a vertical e o adicional por tempo de serviço dos professores da Reme (Rede Municipal de Ensino de Campo Grande).
A reunião contou com a participação da prefeita Adriane, do secretário municipal de Educação Lucas Bittencourt, do presidente da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) Gilvano Bronzoni e categoria que estava presente na Assembleia.
Portanto, a promoção horizontal que é a mudança de letra, da A (início de carreira) até a J (final de carreira), será concedida em setembro deste ano.
Já a promoção vertical, que será concedida no mês de novembro de 2024, engloba títulos, que é a movimentação do profissional com a graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.
Por fim, o pagamento do quinquênio para os professores, que é o adicional de 5% por tempo de serviço incorporado ao salário do colaborador, será feito em dezembro de 2024.
O presidente da ACP falou da importância das promoções para a valorização da categoria. “O pagamento estava congelado desde 2019. Essa era uma expectativa grande e positiva da categoria para a retomada daquilo que é direito nosso. ”
A Prefeita Adriane ressaltou que a valorização dos profissionais do magistério precisa ser tratada com responsabilidade pelos gestores e o reconhecimento desses profissionais é fundamental para uma Educação de qualidade e, com isso, promover o desenvolvimento das cidades.
Na mesma linha de pensamento, o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, ponderou que se a administração trabalha numa boa base da educação infantil, ela é capaz de ter um bom resultado no ensino fundamental e isso vai refletir lá na frente, no SAEB e, posteriormente, resultando em recursos para a cidade, que promoverá mais desenvolvimento.
O anúncio desta manhã foi bem recebido pelos professores, que há tempos aguardavam a mudança de letra.
É o caso de Edmilson Sansão, lotado na Secretaria Municipal de Educação. “Muitos anos se passaram nessa espera e perto de me aposentar, vou conseguir finalizar a carreira na última letra. A promoção pra gente se traduz no bem-estar e na valorização pessoal”. “Estou na Reme há 27 anos e esse anúncio era muito esperado por nós da categoria”, comemorou a professora Marileide da Silva, que atua na Escola Municipal Izauro Bento.
Por PMCG