Inteligência Artificial rápida, leve e em dispositivos

Como a Samsung Research desenvolveu recursos de IA que oferecem tradução em tempo real

Os dispositivos móveis habilitados para o Galaxy AI1 permitem que as pessoas desfrutem de comunicação contínua e sem barreiras em ainda mais países. Agora com suporte para árabe, indonésio e russo, os recursos Intérprete e Tradução Simultânea2 foram expandidos de 13 para 16 idiomas.

A Samsung Research combinou dados e tecnologia de ponta. Juntamente com o time de P&D da área de Mobile eXperience (MX), os pesquisadores aprimoraram ainda mais essa tecnologia para desenvolver recursos de tradução impulsionados por Inteligência Artificial – que podem ser usados para tradução em tempo real durante chamadas e em vários aplicativos.

A Samsung Newsroom se reuniu com Yoonjung Choi e Yonghyun Ryu, do Global AI Center da Samsung Research, para saber mais sobre esses ambiciosos recursos.

Comunicação fluida e segurança robusta com Inteligência Artificial em dispositivos

Yoonjung Choi e Yonghyun Ryu, do Global AI Center da Samsung Research. Divulgação Samsung

A Inteligência Artificial é o grande diferencial dos recursos Intérprete e Tradução Simultânea da Galaxy AI, apresentados no lançamento da linha Galaxy S24 no início deste ano.

Ao empregar recursos de computação avançados, os smartphones com Inteligência Artificial integrada podem oferecer serviços sem depender de servidores ou da nuvem. As pessoas podem ficar tranquilas sabendo que seus dados permanecerão privados e seguros, pois as informações não são compartilhadas com fontes externas.

O Global AI Center da Samsung Research contribuiu para integrar tecnologia proprietária em seu modelo de tradução por Inteligência Artificial, visando disponibilizar esses recursos para mais pessoas.

Prevendo uma ampla gama de aplicações, a equipe da Samsung Research e o time de P&D de MX obtiveram uma grande quantidade de dados. “Coletamos dados coloquiais para tradução em tempo real durante chamadas no recurso Tradução Simultânea e dados relacionados a viagens para o recurso Intérprete”, explica Yoonjung Choi, que liderou o projeto. “Para fornecer uma tradução mais precisa, estudamos e incorporamos a linguagem casual usada em salas de bate-papo e tags HTML usadas em navegadores da web”.

Como a Samsung Research treinou seu modelo de Inteligência Artificial

Divulgação Samsung

O modelo de tradução por Inteligência Artificial da equipe da Samsung Research é baseado em tecnologia de deep learning, ou aprendizagem profunda, que aprende com dados próprios.

Yonghyun Ryu, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de Inteligência Artificial, comparou esse processo à criação de um filho. “Da mesma forma que uma criança precisa de excelentes recursos educacionais e cuidadores para crescer e prosperar, é essencial ter bons dados linguísticos e pesquisadores talentosos ao desenvolver um modelo de tradução por Inteligência Artificial de alto desempenho”, descreveu ele.

Desde 2013, a Samsung Research fornece serviços de tradução internos, conduzindo pesquisa e desenvolvimento relacionados à tradução por Inteligência Artificial e acumulando dados de alta qualidade.

A equipe de especialistas em deep learning da Samsung Research desempenhou um papel importante no treinamento do modelo de Inteligência Artificial.

“Se ocorrerem traduções incorretas durante o processo de pesquisa e desenvolvimento, é necessário identificar o problema e fazer melhorias. No entanto, isso pode ser desafiador e demorado para pesquisadores que não tenham capacidades e experiência suficientes”, explica. “Nossos pesquisadores usaram experiência e conhecimento próprios para analisar rapidamente a causa do problema e encontrar uma solução para aprimorar o modelo de tradução por IA”.

Para avaliar o desempenho das traduções do Galaxy AI, a equipe da Samsung Research utilizou métricas quantitativas baseadas em conjuntos de testes, bem como avaliações qualitativas feitas por tradutores humanos e pelo time de P&D de MX.

Além disso, a equipe ganhou credibilidade ao participar de competições globais de tradução automática. “Embora a participação exija tempo e esforço, o bom desempenho nas competições proporciona impulso para pesquisa e desenvolvimento”, enfatiza Ryu. “Conseguimos alcançar resultados sólidos porque os membros de nossa equipe puderam discutir livremente novas ideias e testá-las”.

Cordialidade e pontuação: compreendendo as peculiaridades de cada idioma

Divulgação Samsung

Cada idioma carrega consigo características únicas de sua cultura, que podem abranger nomes, inflexões tonais e símbolos de pontuação distintos. Para garantir traduções precisas, o modelo de tradução por Inteligência Artificial leva em conta todas essas particularidades linguísticas. Por exemplo, em coreano e japonês, os nomes são traduzidos de forma a manter um tom respeitoso.

A Samsung colaborou com centros regionais de P&D para compreender plenamente os idiomas em seus contextos culturais. “Trabalhando em estreita colaboração com pesquisadores e linguistas de outros países, conseguimos oferecer uma tradução mais precisa e completa”, afirma Choi.

Ao mesmo tempo, lidar com idiomas diferentes muitas vezes envolve tentativa e erro. “O vietnamita, por exemplo, é uma língua tonal. No entanto, percebemos durante o processo de pesquisa que os vietnamitas muitas vezes omitem tons em conversas casuais durante o bate-papo”, explica. “Precisávamos de dados adicionais para ajudar os recursos a traduzir frases sem tons”. Para o tailandês, a Samsung Research desenvolveu um separador de frases especial porque o idioma não utiliza pontuação.

Por que a tecnologia leve é a chave para modelos eficazes de IA em dispositivos

A Samsung Research começou a desenvolver seu modelo de tradução por Inteligência Artificial em dispositivos em 2019. “Ao contrário dos modelos de IA baseados em servidores, os modelos de IA integrados nos dispositivos devem operar exclusivamente utilizando os recursos dos dispositivos das pessoas”, afirma Ryu. “Desenvolver tecnologia leve que utilize recursos mínimos é fundamental”. Para alcançar essa leveza, a equipe empregou tecnologias de “destilação de conhecimento” e “quantização”.

A destilação de conhecimento consiste em extrair informações de um modelo grande e de alto desempenho, entregando-o a um modelo menor, de forma semelhante à maneira como um professor resume um tópico para que o aluno possa assimilar as informações com mais facilidade e eficiência.

Já a quantização simplifica os algoritmos de Inteligência Artificial para reduzir o tamanho do modelo, acelerando o processo e aumentando a velocidade de resposta.

Ryu comparou a quantização ao desenho de morangos. “Você precisa de uma ampla gama de cores para pintar morangos realistas, mas os morangos também podem ser feitos apenas com vermelho e verde”, explica. “Quantização é o processo de minimizar o número de cores necessárias para desenhar morangos, esforçando-se para torná-lo o mais próximo possível da realidade”.

No campo da Inteligência Artificial, a destilação e a quantização do conhecimento são abordagens bem conhecidas para tornar os modelos mais leves. No entanto, implementá-las em escala comercial não é fácil devido às diferenças nos métodos e fatores experimentais detalhados de cada pesquisador.

A Samsung Research desenvolveu tecnologia patenteada, descobrindo uma técnica de quantização eficiente e criando um algoritmo acelerado baseado nela. “Através de experimentações constantes, encontramos uma maneira ideal de tornar o modelo mais leve”, comenta Choi.

Ao combinar o modelo de tradução por Inteligência Artificial de alta qualidade com algoritmos que tornam os modelos mais leves e aceleram o tempo de resposta, nasceram recursos de IA leves e rápidos em dispositivos.

A cultura por trás da língua: como seria o modelo de tradução por IA perfeito?

Divulgação Samsung

Os pesquisadores do Global AI Center da Samsung Research têm objetivos ambiciosos ao liderar o campo da IA em dispositivos. “Meu objetivo final é facilitar a comunicação entre os usuários e pessoas que falam outros idiomas”, afirma Choi.

Ryu compartilhou sua visão para construir o tradutor perfeito. “Um dia, queremos criar um tradutor que realmente compreenda as culturas por trás das línguas que traduz, equipado com um extenso conjunto de conhecimentos. Meu desafio é desenvolver um tradutor que o mundo nunca viu antes”.

Os recursos de tradução por Inteligência Artificial em dispositivos da Samsung permitem que qualquer pessoa com um dispositivo móvel habilitado se comunique livremente – sem se preocupar com conexão à Internet ou vazamento de informações.

No futuro, a equipe da Samsung Research continuará liderando inovações no campo da IA, em rápida evolução, e trazendo novos patamares de conveniência às pessoas.

Para mais informações sobre o Galaxy AI, visite a Samsung Newsroom Brasil e a Loja Online Samsung para mais informações e conteúdos sobre a ferramenta.

1 Galaxy AI é a inteligência artificial da Samsung. A Samsung não faz promessas ou garantias quanto à precisão, completude ou confiabilidade das saídas fornecidas pelas funcionalidades de IA. O login na conta Samsung pode ser necessário para usar determinadas funcionalidades de IA da Samsung.

2 Sequências encurtadas e simuladas. Resultados para fins ilustrativos apenas. Os resultados podem variar dependendo das correspondências visuais. Requer conexão com a internet. Os usuários podem precisar atualizar o Android para a versão mais recente. A funcionalidade do produto pode depender das configurações do seu aplicativo e dispositivo. Algumas funções podem não ser compatíveis com determinados aplicativos. A disponibilidade do serviço varia conforme o país e o idioma. A precisão dos resultados não é garantida. O tempo para a atualização pode variar de acordo com os modelos de smartphone.

Por Samsung