MS pode ter Plataforma Digital de Doações e Voluntariado

Lidio Lopes: Plataforma Digital terá um papel fundamental na conexão entre aqueles que desejam contribuir e aqueles que necessitam de apoio. Foto Luciana Nassar

Programa deverá conter o cadastro das entidades, projetos sociais, identificação de doadores e voluntários

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 112 de 2024, de autoria do deputado Lidio Lopes (Patriota), que institui a Plataforma Digital de Doações e Voluntariado, com o objetivo de facilitar a mobilização de recursos e pessoas para ações de assistência social.

A plataforma deverá ser desenvolvida e mantida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.

O programa deverá conter o cadastro das entidades, projetos sociais, identificação de doadores e voluntários. Além disso, o sistema deve permitir os usuários a buscar por área de atuação, localização geográfica e tipo de necessidade (financeira, material ou voluntariado).

Para garantir a transparência, a plataforma deve ter ferramentas de acompanhamento dos destinos das contribuições. A Secretaria de Assistência Social deverá promover a divulgação do sistema digital, incentivando a participação de toda a sociedade.

“A Plataforma Digital terá um papel fundamental na conexão entre aqueles que desejam contribuir e aqueles que necessitam de apoio, garantindo que as doações e o trabalho voluntário sejam direcionados de maneira eficiente e transparente. Além disso, a ferramenta permitirá que doadores e voluntários acompanhem o impacto de suas contribuições, promovendo uma cultura de responsabilidade e engajamento social. A adesão gratuita incentivará a participação de um número maior de organizações e indivíduos, potencializando o alcance e a eficácia das ações sociais no Estado”, destacou Lidio Lopes.

Por Heloíse Gimenes