“Quando existe o livre fluxo de Qi (energia) e Xue (sangue) a doença não se instala” (ditado chinês).
A acupuntura é um conjunto de técnicas da MTC que tem por objetivo a cura de doenças físicas e emocionais, através do uso de agulhas, môxa, ventosas e sementes, em meridianos e pontos específicos do corpo.
Atua diretamente no sistema nervoso, harmonizando e estimulando o equilíbrio do corpo para reestabelecer a saúde.
A acupuntura é tão eficaz que reduz o uso de medicamentos alopáticos podendo, até, suspendê-los em alguns casos.
É a ciência médica baseada na literatura clássica chinesa. É formada por cinco Pilares: Dietoterapia Chinesa, Prática Física – Qi Gong, Massagem, Acupuntura e Fitoterapia Chinesa.
Este ideograma representa literalmente a força do vapor no cozimento do arroz. Não é palpável. É aquela força que empurra a tampa da panela para cima. Sabemos que existe, mas não podemos tocá-la.
O Xue (sangue) é a forma densa e material do Qi. O Qi e o Xue estão intimamente ligados.
Os chineses utilizam sempre a natureza e as tarefas do dia a dia de maneira poética para ilustrar a visão da Medicina Chinesa.
No Oriente, utilizam Acupuntura e Massagem como prevenção. No Ocidente, só quando a doença já se instalou, buscam a Acupuntura.
Moxabustão
A môxa é um bastão feito com folhas de artemísia prensadas.
Trabalha com o calor, é aceso e colocado junto à pele em pontos específicos ou simplesmente, no local da dor. Os resultados são excelentes principalmente em casos de baixa imunidade e dores crônicas ou agudas.
É anti-inflamatório, analgésico, relaxante e desintoxicante.
Pode ser usada também em conjunto com agulhas.
Seja o primeiro a comentar em "Entendendo um pouco de MTC – Medicina Tradicional Chinesa"