Naturalmente

red apple and yellow banana fruit
Foto por Lia Regina em Unsplash

Aprenda a ver se um produto do mercado é realmente natural

Você sabia que o pão que você compra no mercado pode não ser só farinha e água, mas vir com um monte de ingredientes artificiais que faz mal para a sua saúde? Está tudo lá nas letras miúdas, basta ler o rótulo! A gente entende que o dia a dia é corrido e você precisa de opções simples, mas fugir desses “alimentos fake” pode ser surpreendentemente fácil. Vamos te ajudar a identificar se aquela sua comprinha do supermercado está cheia de aditivos químicos que podem prejudicar sua saúde ou se você está consumindo alimentos naturais.

Os principais aditivos químicos presentes nos alimentos do supermercado

Primeiro, é importante saber que os aditivos se dividem em: corantes, conservantes, aromatizantes e adoçantes. Tudo inserido nos alimentos para garantir aroma, sabor e aparência artificiais. Agora vem ver nossa lista de componentes que você precisa aprender a observar para comprar produtos com ingredientes naturais no supermercado. Os nomes podem ser difíceis, mas é só levar uma colinha para a hora de fazer as compras.

Corantes

São adicionados para dar uma cor artificial ou realçar uma já existente. Tudo isso para chamar a sua atenção para o produto, mas sem trazer nenhum benefício nutritivo. Você pode achar esses aditivos na embalagem procurando por: Tartazina, Amarelo Crepúsculo, Azorrubina, Amaranto, Ponceau 4R, Eritrosina – E127, Vermelho 40, Azul Patente V, Azul Indigotina, Azul Brilhante e Verde Rápido.

Conservantes

São usados para, como o próprio nome diz, conservar os alimentos intactos, mesmo que permaneçam algum tempo nos supermercados ou nas despensas até o consumo. Também não possuem valor nutricional. Procure por: Ácido benzóico, Ésteres do ácido hidroxibenzoico, Dióxido de enxofre e derivados, Antibióticos (oxitetraciclina, clortetraciclina e outros), Nitratos, Nitritos e Éster dietilpirocarbônico.

Aromatizantes

Também podem ser chamados de flavorizantes. Eles servem para deixar mais intenso o sabor e o aroma dos alimentos, mas também podem dar um sabor que naturalmente a comida não possui. Você pode encontrar nas embalagens como: Ácido cítrico, Maltol, Glutamato de sódio, Glutamato de potássio, Vanilina (aroma imitação de baunilha) e outros.

Adoçantes

Nesse caso, dão um sabor mais doce que muitas vezes pode não existir realmente, mas não modificam quimicamente os alimentos. Nas embalagens, esses adoçantes podem ser encontrados como: Sacarina, Aspartame, Ciclamato de sódio, Acesulfame de Potássio e outros.

Por Bianca Oliveira – Tudo Gostoso

Seja o primeiro a comentar em "Naturalmente"

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.