Mais que uma maçã

Psicólogo Jefferson Luis Azevedo Morel. Foto Izaias Medeiros

Psicólogo ressalta a importância do Programa Professor Líder para os desafios da Educação

Convidado pelo vereador Odilon de Oliveira para fazer uso da Tribuna na sessão da última quinta-feira dia 3 de dezembro, o psicólogo Jefferson Luis Azevedo Morel falou sobre o PPL (Programa Professor Líder), que visa aumentar a vida útil profissional dos professores através da promoção e prevenção da saúde mental e emocional, bem como proporcionar aos alunos uma aproximação conjunta à psicologia da educação.

“O líder da sociedade é o professor. Temos um líder adoecido, que não é capaz de gerenciar suas emoções. Não sendo capaz, vai afetar todos os alunos e a escola no geral”, analisou.

O programa é voltado para profissionais das redes pública e privada de educação. Ele visa combater diretamente o afastamento dos professores, que, segundo o psicólogo, têm ‘vida útil’ de 10 a 15 anos nas salas de aula.

Para o psicólogo, hoje, os professores tem apenas entre 10 a 15 anos saudáveis. Foto Izaias Medeiros

“Depois, sua normatividade é quebrada com patologias, como estresse, ansiedade, desgaste físico e psicológico, além de transtorno de pânico. Seriam professores entrando em um estágio com perda de contato com a realidade”, alertou.

O psicólogo atua em três eixos: professor, direção e coordenação da escola, além de pais e alunos. 

“O objetivo é capacitar esses professores através de conteúdo, ferramentas, de acordo com o contexto real deles. Fazer com que eles trabalhem de maneira saudável, onde aprendam as linhas que não podem ultrapassar. Em todas as questões, eles são capacitados dentro do programa”, finalizou.

Por Jeozadaque Garcia – Câmara Municipal de Campo Grande