Trabalho saudável

woman smiling holding glass mug sitting beside table with MacBook
Foto Paige Cody

5 dicas para manter seu ambiente de trabalho saudável no home office

Trabalhar de casa tem seus prós e seus contras. Por isso, manter um ambiente saudável na hora de exercer suas atividades te ajudará a ter um rendimento melhor e, até mesmo, relaxar depois do expediente. Então, separamos 5 dicas para que você fique mais produtivo e descansado no home office.

Organização

Apple iMac on wooden desk near window
Foto Norbert Levajsics

Normalmente, mantemos funcionando muitos aparelhos dos são essenciais e isso acaba provocando mais sujeira. Assim, relaxar fica ainda mais complicado. Por isso, é importante tentar organizar tudo de modo de que fios, cabos e peças auxiliares não fiquem tanto expostas. Elas costumam acumular muita sujeira e ainda são complicadas de limpar, gerando mais desgaste para você após o home office.

Ventilação

macbook pro on brown wooden table
Foto Mikey Harris

Principalmente neste momento de pandemia, é muito importante manter a ventilação da casa durante o home office. Ambientes mais fechados são propícios para o acúmulo de fungos e bactérias. Então, sempre deixe as janelas abertas, por pelo menos um período do dia. Principalmente no banheiro, local onde há muita água e vapor, deixando o local úmido e ainda mais agradável para estes visitantes indesejáveis.

Menos química

Evite o excesso de produtos químicos durante o home office, pois eles podem aumentar as crises alérgicas, entre outros problemas. Eles são muito encontrados em detergentes e limpadores. No entanto, já existem muitas versões mais ecológicas no mercado. É sempre bom dar uma pesquisada e buscar essa alternativa.

Sem levantar poeira

gray laptop computer open on table
Foto Laurent Peignault

É crucial manter o ambiente sempre limpo. Dar uma simples varrida antes de iniciar o home office já ajuda muito. Para quem tem aspirador de pó, é crucial trocar o filtro regularmente. Ou, ainda, adquirir um que não precise da troca do filtro.

Limpeza nos puxadores

O puxador da geladeira, a porta do armário são bons exemplos de locais que são manuseados o dia inteiro, por todas as pessoas da casa. Não é comum lavar as mãos antes de abrir ou fechar algo. Por isso, tente higienizar bem os puxadores, de preferência com um bactericida.

Por Eduardo Nunes – Sport Life Brasil