Você sabe com quem está falando?

man in long sleeve shirt standing beside girl in pink tank top washing hands
Foto CDC

7 frases que podem prejudicar seriamente a autoestima de uma criança

Autoestima é a avaliação subjetiva e emocional que uma pessoa faz sobre seu próprio valor. É um sentimento que nos incentiva a experimentar coisas novas e a acreditar em nossas próprias capacidades.

Na infância, a autoestima preservada é fundamental para o bom desenvolvimento da personalidade, ajudando a criança a ter confiança e experimentar um crescimento socioemocional saudável, afirma a Organização Kids Health.

Mesmo sem querer, os pais podem cometer erros que afetam a autoestima dos filhos e, em casos mais graves, o problema pode resultar em mau comportamento, depressão, distúrbios alimentares e baixo desempenho escolar. Conheça 7 frases que podem afetar seriamente a saúde mental e emocional do seu filho e que você deve evitar:

Frases que prejudicam a autoestima da criança

1. “Cale a boca e não fale bobagem”

É um erro esperar que seu filho reaja às mais variadas situações com a mesma maturidade de um adulto. Segundo Theodore Shapiro, renomado psiquiatra infantil, as crianças começam a ter o chamado bom senso apenas a partir dos 7 anos de idade.

girl covering her face with both hands
Foto Caleb Woods

Com o passar dos anos, seu filho vai formar opiniões mais estruturadas e assertivas. Por enquanto, você deve ser paciente e evitar subestimá-lo.

2. “É melhor eu fazer isso. Você não sabe”

Ensinar seu filho a ser independente é uma lição que o acompanhará pelo resto da vida. Deixar a criança fazer sozinha a lição de casa ou tarefas simples do dia a dia envia a mensagem de que ela é, sim, capaz.

Assim, quando você estiver ausente, ela se sentirá segura e terá confiança para, pelo menos, tentar. Trabalhar a autonomia da criança ajudará na formação do pensamento crítico e na criação de um um adulto resiliente, diz estudo da Universidade de Michigan.

3. “Você está ridículo com essa roupa”

Sob nenhuma circunstância você deve julgar ou criticar as preferências de uma criança. Desqualificar a aparência e os gostos do seu filho pode fazer com que ele também se torne intolerante com as pessoas ao redor.

boy holding green mask
Foto Jessica Rockowitz

Em vez disso, aprenda a respeitar seus gostos e mostre a importância de ouvir e aceitar outros pontos da vida. Esse aprendizado é essencial para que ele interaja com sucesso com os outros pequenos, explica o DCMP Learning Center.

4. “Isso é tão fácil! Não acredito que você não consegue”

Todos nós temos diferentes habilidades, pontos fortes e limitações. Embora determinada tarefa possa parecer a mais simples do mundo para você, é possível que seu filho pense o contrário.

Seja paciente e explique cuidadosamente o que você precisa. Tire todas as suas dúvidas e evite repreendê-lo se ele não se sair bem na primeira tentativa.

5. “Você não faz nada certo”

Repetir esta frase constantemente fará seu filho acreditar que é verdade. Além de ferir seus sentimentos, você lhe dará a falsa impressão de que ele é incapaz de realizar qualquer atividade.

child lying on the ground beside bike and standing man
Foto Stephen Isaiah

Incentive-o a experimentar e ensine-o que não há nada a temer. Dessa forma, você aumentará sua perseverança e autoestima, argumenta a professora Carol Dweck, da Universidade de Stanford.

6. “Você vê como me deixa irritado(a)?”

O site especializado em educação infantil Parenting explica que a chantagem emocional faz com que as crianças se tornem inflexíveis e dependentes. Eventualmente, elas irão repetir esse padrão em seus relacionamentos e pensar que não há problema em manipular as pessoas.

woman in white and pink dress holding a fork
Foto Julian Scagliola

Explique que ninguém pode influenciar suas decisões e que seu filho é totalmente capaz de escolher o melhor para o próprio futuro.

7. “Eu queria que você fosse como seu irmão”

Comentários como “seu irmão é mais inteligente” ou “você deve ser tão talentoso quanto ele” afetam seriamente os sentimentos da criança. Isso faz com que ela se sinta inferior e transforme seus relacionamentos em eternas competições.

Especialistas em educação afirmam que os pais devem sempre focar nos aspectos positivos e fortes de cada um de seus filhos, ao invés de fazer comparações.

Por Vix