Mantra e “o presente”

2020 está terminando. Momento ideal para uma reflexão

Um ano pesado mas que trouxe tempo para reflexão e o autoconhecimento. O ser humano estava precisando deste momento. Nada acontece por acaso.

Os mantras nos trazem esta introspecção.

Som é vibração. Tudo vibra. Tudo se move. É um constante fluxo.

Vibração

O som bem direcionado, proporciona efeitos benéficos para nossa psique.

Por que em sânscrito? Porque o sânscrito é a língua ancestral. Significa “aquilo que foi bem feito”.

Segundo o professor Márcio Assumpção em seu livro “Mantras para o dia a dia”, ao entoar um mantra, acessamos a consciência divina.

Uma forma de purificar a mente.

A entonação ou recitação de mantras, ativa e acelera a força espiritual trazendo harmonia para o ser humano.

MANTRA = o pensamento que libera e protege.

MAN = mente, pensamento;

TRA = controle, proteção.

O mantra Ra Ma Da Sa Sa Say So Hung é muito conhecido e usado para questões de saúde. Traz o equilíbrio para o corpo desequilibrado. Conecta com a energia curativa de seu amor por você, restabelecendo a saúde.

“O presente”

Hoje nasceu Jesus e vou usar as palavras do Professor Hermógenes – um dos primeiros a traduzir e introduzir o Yoga no ocidente – para falar sobre esta data tão especial. O aniversário de Jesus!

O professor escreveu um livro chamado “O Presente” que fala sobre o aniversário de Jesus. Ele diz que o aniversariante é quem deveria ganhar presentes nesta data. Que Ele gostaria de nos receber embrulhados para presente.

Não é necessário ter uma religião para compreender e seguir os ensinamentos de Jesus em nossas vidas: ser justo, honesto, solidário, verdadeiro. Ajudar o próximo, os menos favorecidos, sem esperar nada em troca. Combater em nossa mente a crueldade, a maledicência, a violência, a hipocrisia, o medo, a corrupção, o orgulho, o ego.

Ele quer encontrar em nós a automudança redentora.

“Quem reparar bem, descobrirá que tamanhas exigências, tão rigorosos preceitos para disciplinar pensamentos, sentimentos, emoções, palavras e ações constituem um verdadeiro “manual de instruções”, cujo propósito é conduzir nossas vidas para a saúde plena, para o gozo da paz, para a cornucópia da felicidade e finalmente, para a desejada e doce redenção para a qual nascemos.

É inaceitável que Ele continue excluído de sua própria festa.

Sem Ele, a festa é sem graça.

Que você, os outros e especialmente eu, consigamos fazer o aniversariante sentir-se feliz e possamos lhe oferecer uma grande festa, exclusivamente sua.

Enquanto não conseguirmos nos embrulhar como presente para o aniversariante, passemos a pensar assim – é Cristo em mim presenteando o mesmo Cristo nas outras pessoas.” (Trecho do livro “O Presente” – Prof. Hermógenes)

Até a próxima semana.