STF foi na veia

white packs with scissors and medicine on gray tray
Foto Ibrahim Boran

STF dá liminar para impedir que União requisite de SP seringas para plano de vacinação contra Covid-19

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta sexta-feira uma liminar para impedir que o governo federal requisite insumos contratados pelo governo de São Paulo, em especial agulhas e seringas, destinados à execução do plano estadual de imunização contra Covid-19.

Na decisão que atendeu a um pedido do governo paulista e que terá de ser confirmada pelo plenário, o ministro do Supremo destacou que a atribuição do Ministério da Saúde de coordenar o plano nacional de imunização e o calendário de vacinas não exclui a competência dos demais entes federados no tema.

“Observo, ademais, que a incúria do governo federal não pode penalizar a diligência da administração do Estado de São Paulo, a qual vem se preparando, de longa data, com o devido zelo para enfrentar a atual crise sanitária”. destacou.

Lewandowski decidiu ainda que, se os materiais já tiverem sido entregues ao governo federal, ele terá de devolvê-los em até 48 horas sob pena de ter de pagar uma multa diária no valor de 100.000,00 reais.

O governo paulista quer iniciar seu plano de imunização contra Covid-19 a partir do dia 25 de janeiro e o Instituto Butatan, ligado à gestão estadual, pediu nesta sexta-feira à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um pedido de uso emergencial da CoronaVac, vacina da chinesa Sinovac desenvolvida em parceira com a entidade.

Por Ricardo Brito – Reuters