Você só não vai economizar os elogios

Conheça os 10 carros mais econômicos do mercado brasileiro

A gasolina apresentou aumento de 4,49% na primeira quinzena de fevereiro, com preço médio nacional de R$ 5,033 pelo litro. Trata-se da primeira vez desde 2011, quando a Ticket Log começou a registrar a série histórica, que a média nacional fica acima de R$ 5.

De acordo com a última pesquisa divulgada, desde junho do ano passado, existe um movimento de alta no preço da gasolina. A partir de maio, última oportunidade em que havia sido registrada uma queda nos preços, o aumento é de 25,7%. Já o etanol registrou alta de 2,08%, com preço médio nacional de R$ 3,857 o litro.

Com o preço dos combustíveis nas alturas, a escolha de um modelo de carro mais econômico pode ser o diferencial entre terminar o mês no azul ou no vermelho. Listamos os dez modelo mais econômicos vendidos no mercado brasileiro, tirando os híbridos e elétricos, que ainda são caros e uma escolha mais ambientalmente correta do que para salvar o bolso.

As medições de consumo são feitas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), com o mesmo padrão e ciclo para todos os veículos, possibilitando a comparação justa entre os modelos. Além do consumo de combustível medido no tradicional formato de quilômetros por litro (km/l), o ranking é definido, sobretudo, pelo consumo energético, medido em megajoules por quilômetro (MJ/km).

1 Chevrolet Onix Plus 1.0 manual

Consumo energético – 1,34 MJ/km

Consumo urbano – 14,3 km/l (gasolina) e 10,1 km/l (etanol)

Consumo rodoviário – 17,7 km/l (gasolina) e 12,5 km/l (etanol)

2 Renault Kwid 1.0 manual

Consumo energético – 1,39 MJ/km

Consumo urbano – 14,9 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (etanol)

Consumo rodoviário – 15,6 km/l (gasolina) e 10,8 km/l (etanol)

3 Chevrolet Onix 1.0 manual

Consumo energético – 1,40 MJ/km

Consumo urbano – 13,9 km/l (gasolina) e 9,9 km/l (etanol)

Consumo rodoviário – 16,7 km/l (gasolina) e 11,7 km/l (etanol)

4 Chevrolet Onix Plus 1.0 turbo manual

Consumo energético – 1,41 MJ/km

Consumo urbano – 13,7 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol)

Consumo rodoviário – 17 km/l (gasolina) e 12,2 km/l (etanol)

5 Volkswagen up! 1.0 turbo manual

Consumo energético – 1,44 MJ/km

Consumo urbano – 14,1 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol)

Consumo rodoviário – 16 km/l (gasolina) e 11,1 km/l (etanol)

6 Chevrolet Onix 1.0 turbo manual

Consumo energético – 1,47 MJ/km

Consumo urbano – 13,5 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol)

Consumo rodoviário – 16 km/l (gasolina) e 11,2 km/l (etanol)

7 Fiat Argo Drive 1.0 manual

Consumo energético – 1,48 MJ/km

Consumo urbano – 14,2 km/l (gasolina) e 9,8 km/l (etanol)

Consumo rodoviário – 14,5 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (etanol)

8 Renault Logan 1.0 manual

Consumo energético – 1,50 MJ/km

Consumo urbano – 14 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol)

Consumo rodoviário – 14,9 km/l (gasolina) e 10,2 km/l (etanol)

9 Fiat Argo Drive 1.3 manual

Consumo energético – 1,51 MJ/km

Consumo urbano – 13,4 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol)

Consumo rodoviário – 15 km/l (gasolina) e 10,5 km/l (etanol)

10 Renault Sandero 1.0 manual

Consumo energético – 1,52 MJ/km

Consumo urbano – 14,2 km/l (gasolina) 9,5 km/l (etanol)

Consumo rodoviário – 14,1 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol)

Por Pedro Cerqueira – Vrum