Seja em casal, com a família ou com os amigos uma coisa é certa: o brasileiro adora viajar. Depois de ficar meses sem poder curtir os destinos do Brasil e do mundo, o brasileiro começa a voltar a arrumar as malas com o início da reabertura dos destinos turísticos. Mas fica aquela dúvida ou até mesmo curiosidade: como está sendo viajar no momento atual? A palavra que define o atual momento é segurança.
As primeiras mudanças começam no embarque. Os novos controles sanitários para acessar as salas de embarque levam mais tempo e isso pode interferir na chegada no portão de embarque. Por isso, a recomendação é o passageiro chegue ao aeroporto com menos 4 horas antes do horário de voo internacional e 2 horas antes do horário de voo nacional.
O check-in deve ser feito preferencialmente online com antecedência. Nos aeroportos, os totens de autoatendimento estão desligados por segurança, pois são superfícies de contato e, portanto, meios de transmissão. No balcão de check-in, equipes estão utilizando luvas e máscaras. Por falar nisso, a partir de 11 de maio, o uso de máscaras passou a ser obrigatório, tanto no aeroporto como a bordo dos voos e não será permitido o embarque sem o uso de máscara, exceto crianças de 0 a 2 anos. Para menores com idade entre 2 e 11 anos, o uso será flexível. Lembre-se de levar a sua, pois as cias aéreas não fornecem máscaras.
Outro ponto importante são os novos protocolos de higienização e segurança. Novos procedimentos de limpeza proativos e regulares em toda a cabine foram adotados pelas cias aéreas, assim como foram adotados protocolos de tripulação com a inclusão de máscaras e luvas para todos os tripulantes para garantir a higiene na cabine. E o serviço de bordo? A Gol suspendeu temporariamente o serviço durante o voo. É servida água somente para quem solicitar e é entregue um snack para os passageiros no momento do desembarque, para que possam consumir posteriormente. Já a Latam simplificou os serviços de alimentação para minimizar o manuseio de itens e assim ter apenas uma interação por serviço, além de tomar medidas de higiene adicionais para a entrega e recolhimento. A Azul adotou embalagens individuais para snacks e bebidas.
Os aviões possuem um sistema de recirculação de ar que renova o ar no avião a cada 3 minutos graças aos filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air. O HEPA é um filtro de ar industrial tão seguro que é utilizado até em ambientes hospitalares. Ele extrai mais de 99,9% dos menores vírus e bactérias presentes no ar, tão pequenos quanto 0,001 micrômetro. O coronavírus, que varia de 0,08 a 0,16 micrômetro é filtrado com total eficiência. Além disso, os microrganismos capturados pelo filtro não sobrevivem devido à baixa umidade do ar e a falta e nutrientes do ambiente.
A renovação do ar também é um fator importante. O sistema de ar condicionado e pressurização renova todo o ar da aeronave a cada 3 minutos. O ar interno do avião é uma mistura de ar fresco captado na atmosfera e de ar que passou pelos filtros, sendo a maior proporção de ar fresco. Esse ar vem do é captado no nível do chão da aeronave e depois distribuído no nível do compartimento superior de bagagem, sendo que não há fluxo de ar no sentido horizontal, entre a parte da frente e a de trás no avião.
Os cuidados dentro do avião são os mesmos que todos já estamos adotando: máscara, álcool em gel e higienização das mãos. Em caso de voos mais longos, uma dica importante é levar mais de uma máscara pois é recomendada a troca de máscara a cada três ou quatro horas. O avião é um dos locais mais seguros em que qualquer pessoa pode estar, comparado com lugares públicos.
O setor hoteleiro também está tomando as medidas necessárias para receber os hóspedes. Nos hotéis consultados, as equipes estão sendo treinadas para receber e orientar os hóspedes quanto às normas de segurança adotadas e recebendo treinamento quanto à exigência a constante higienização pessoal e dos ambientes. Nos quartos, há um protocolo específico com desinfecção e esterilização do local, roupas de cama e banho e todas as superfícies de contato. Nas áreas de uso comum como recepção, restaurantes, áreas de lazer, entre outros, está sendo praticado o distanciamento social e é disponibilizado álcool em gel, porém alguns optaram por manter fechados atrativos que possam oferecer riscos como saunas e spas. Os serviços de alimentação também passaram a ter a opção de fornecimento diretamente no quarto.
Ao planejar sua viagem, escolha os hotéis em que os protocolos de higienização foram adotados e prefira aqueles em que as normas de segurança são mais rígidas. Vale a pena também verificar quais atrações estão funcionando normalmente e definir o seu roteiro diário. Antes de viajar, converse com todos que estarão juntos e explique os cuidados a serem tomados durante a viagem. Ao chegar ao destino, consulte as regras locais para que você não seja surpreendido por alguma norma recente. É natural que as pessoas se sintam desconfortáveis no atual momento em que vivemos. Sabemos que isso é uma fase e que logo poderemos voltar a viajar com mais tranquilidade. Por enquanto, o importante é ter responsabilidade e não descuidar.
Dicas úteis:
- Leve máscara e álcool gel na bolsa ou mochila. Lembre-se que álcool líquido é proibido à bordo e álcool gel não pode ser passado nas poltronas, somente lenços umedecidos específicos.
- Em todo o trecho da viagem, evite levar a mão à boca, olhos ou nariz e, sempre que possível, lavá-las com água e sabão. Evite aglomerações e mantenha, sempre que possível, o distanciamento social.
- Leve saquinhos descartáveis para armazenar itens que foram usados por outras pessoas, como documentos, para higienizar depois
- Evite ficar circulando dentro do avião e só use o banheiro em caso de muita necessidade.
- Evite usar os serviços de bordo ou comprar itens desnecessários nos aeroportos. Se puder esperar para se alimentar, o faça depois que chegar ao destino, ao sair do aeroporto.
- Ao aterrissar, nada de levantar para se aglomerar no corredor. Aguarde pacientemente às instruções da tripulação.
- Obedeça às regras das autoridades aeroportuárias, das cias aéreas, dos hotéis e autoridades locais do destino a ser visitado.
FONTE:
https://www.latam.com/pt_br/experiencia/coronavirus/precaucoes-a-bordo/
https://www.voeazul.com.br/nova-forma-de-viajar
https://www.voegol.com.br/pt/informacoes/viaje-sem-duvidas/seguranca-na-gol
In-Service Informatio Aribus 21.00.00119, “Background – Air Quality)
João Evaristo Esteves Jr
Publicitário, apaixonado por turismo, pós-graduado em Gestão de Negócios pela ESPM com mais de 20 Anos de atuação e atualmente diretor comercial da Reserva Feita Viagens.
instagram.com/reservafeita