Suas roupas sempre com aquele jeitinho de que acabou de sair da loja

hanged white shirts on black clothes hangers
Foto Leticia Ribeiro

Veja como é fácil deixar suas roupas sempre novas e dignas de elogios

Manter suas roupas com aparência de novas por muito mais tempo não é difícil, mas exige pequenos cuidados básicos. Sem dúvida, a lavagem correta das peças na máquina é a etapa que faz toda a diferença. Separamos algumas dicas para deixar seus looks preferidos sempre impecáveis.

1 – Separe as roupas considerando cor e tecido

smiling black woman folding clothes during housework
Foto Gabby K

Colocar peças brancas junto às coloridas e pretas na máquina não é uma boa ideia. Geralmente, as roupas com tons fortes soltam tinta e mancham as mais claras. Então, o primeiro passo é juntar as roupas de tonalidades semelhantes.

Outro ponto: não misture roupas com as peças de uso doméstico (cama, mesa e banho). O ideal é lavar toalhas, cobertores e edredons separadamente.

Considere também o tipo de tecido. Os mais leves e delicados como seda, cetim e renda não devem ser misturados com texturas mais pesadas. Uma dica é observar se a máquina de lavar tem função específica para tecidos delicados. Assim, pode lavar tranquila!

2 – Fique atenta aos detalhes

Sabe aquele papelzinho que ficou no bolso de uma calça? Pois é, ele pode prejudicar bastante o resultado da lavagem. Verifique todas as peças, feche botões e zíperes. Uma forma fácil de preservar as roupas estampadas é lavando essas peças do avesso.

E não ignore as recomendações das etiquetas! Os símbolos indicam se a peça pode ou não ser passada com ferro e quais os tipos de lavagem e secagem mais adequados.

3 – Conheça a sua máquina de lavar

washing machine under wooden table with plant and wicker basket
Foto Rachel Claire

Encher a máquina com roupas sem observar o peso limite e não explorar as funções do painel são erros comuns e fáceis de serem evitados.

Basta respeitar a pesagem indicada no eletrodoméstico e usar as funções do equipamento sem medo, seguindo as instruções do manual.

Sobre o nível de água, aposte na função de ajuste automático, que libera apenas a quantidade necessária considerando o peso das peças, o que evita desperdício.

Além disso, outra medida que economiza água e potencializa a lavagem é programar o equipamento de acordo com cada necessidade. Existem funções específicas para lavar roupinhas de bebê, tecidos delicados e roupas do dia a dia.

4 – Salvando roupas encardidas e manchadas

Ao contrário do que muitos pensam, não adianta exagerar na quantidade de sabão e amaciante. Respeite o limite de produto indicado na máquina de lavar.

O segredo para tirar a sujeira pesada e remover manchas é deixar de molho antes de iniciar a lavagem e apostar em produtos específicos. Experimente adicionar ½ medida de Vanish ao reservatório da máquina!

Se for a nova máquina de lavar Panasonic fica bem mais fácil. Ela vem com a função tira-manchas Vanish, que potencializa a lavagem em até 20%.

5 – Seque com cuidado

Depois da lavagem, algumas peças podem seguir no modo “centrifugar”. A função retira o excesso de água e agiliza a secagem. Na dúvida, siga as orientações da etiqueta.

O símbolo que representa o método de secagem mais apropriado é um quadrado. Se houver um círculo dentro do quadrado, significa que você pode secar a peça na máquina de lavar e centrifugar. Quando o símbolo apresentar um X, esse tipo de secagem não é recomendada.

Ao colocar as roupas no varal, fique atenta à disposição. O melhor é secar as coloridas e estampadas na sombra para evitar o desbotamento.

6 – Truques para passar

Se você ainda não normalizou o visual amassado e gosta de tudo bem passadinho, economize tempo e separe as roupas em grupos. Assim, não precisa ajustar a temperatura diversas vezes.

Algodão e linho, por exemplo, suportam temperaturas mais altas que tecidos sensíveis, como o poliéster. Deixe as roupas mais grossas por último, quando o ferro estiver mais quente.

assorted clothes hanged inside cabinet
Foto Victoria Borodinova

Uma regrinha básica é nunca encostar a base do ferro diretamente na roupa. Utilizar uma capinha protetora e passar do avesso são truques que evitam que o ferro transfira sujeira ou manche as roupas claras.

7 – Elimine umidade no guarda-roupa

Para proteger suas roupas de manchas e mofo provocados pela umidade, coloque giz para lousa em saquinhos de tule no guarda-roupa. Pendurados em cabides e nas gavetas, eles retêm a umidade. Quanto aos vestidos de festa, escolha capas de tecido. Com o tempo, as de plástico podem deixar manchas amareladas.

Depois de colocar essas dicas em prática, é só desfilar seus looks impecáveis e aproveitar os elogios!

Por Vix