Eles têm pressa

Dados do IBGE mostram que a fome voltou a índices preocupantes. Foto Getty Images

Especialistas debatem soluções para o agravamento da fome no Brasil

A Universidade de São Paulo (USP) irá promover na próxima quarta-feira (12), das 9h às 12h, o simpósio Políticas Públicas para o Combate à Fome. O encontro é gratuito, online e aberto a todos os interessados, com emissão de atestado para os previamente inscritos que registrarem sua participação durante a transmissão.

A fome está entre as várias consequências sociais que a pandemia de Covid-19 trouxe ao Brasil. Estima-se que o problema já atinja pelo menos 19 milhões de pessoas no país e que 55% dos domicílios têm algum aspecto de insegurança alimentar. Com a crescente migração de pessoas da classe C para as classes D e E, o cenário tende a se agravar ainda mais. Nesse sentido, ações assistenciais são emergenciais e imediatas, com a necessidade de se estabelecer políticas públicas efetivas para atacar o problema e impedir seu crescimento.

O simpósio Políticas Públicas para o Combate à Fome, realizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) com apoio do Instituto de Estudos Avançados (IEA), reunirá pesquisadores atuantes no assunto para troca de experiências e apresentação de projetos.

O objetivo do encontro é que todos os participantes possam conhecer diversas iniciativas em curso nas áreas da Saúde Pública, Agricultura Sustentável, Engenharia de Alimentos, do Ambiente e nas Ciências Sociais e promover um debate público sobre as graves consequências da desnutrição e da fome.

Para a coordenadora do evento, Margarida Maria Krohling Kunsch, a iniciativa “vem ao encontro da responsabilidade da USP na busca por melhorias da qualidade de vida, da saúde e alimentação saudável para toda a população”. E ressalta: “Além disso, a pauta se une à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), particularmente ao Objetivo 2: Fome – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável”.

A programação completa e o formulário de inscrição estão disponíveis neste link. Simpósio | USP Políticas Públicas para o Combate à Fome

Por TV Cultura