Estado autoriza ampliação do público a ser vacinado

O importante é que a população fique em segurança. Foto Freepik

SES autoriza municípios a vacinarem por faixa etária

A Secretaria de Estado de Saúde publicou nesta sexta-feira (28.5) resolução autorizando os municípios a vacinarem por faixa etária em Mato Grosso do Sul. A determinação já vale para as doses que estão em estoque.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que a vacinação por idades irá auxiliar no avanço da imunização no Mato Grosso do Sul. “Está é a melhor forma de democratizar o acesso a toda população desse direito fundamental a vacinação. Mato Grosso do Sul é exemplo nacional em vacinação”, disse.

A resolução foi aprovada nesta quinta-feira (27.5) na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) entre a Secretaria de Estado de Saúde e todas as Secretarias Municipais de Saúde do Mato Grosso do Sul.

Os municípios vão usar 30% das doses recebidas para dar continuidade a vacinação dos 28 grupos prioritários elencados pelo Programa Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.

Pela resolução, 70% das doses enviadas deverão ser usadas para imunizar grupos por faixa etária em ordem decrescente de idade, iniciando os de 59 a 55 anos, 54 a 50 anos, e assim sucessivamente, até o limite de 18 anos de idade.

Os quantitativos de doses a serem enviadas aos municípios serão calculadas, proporcionalmente, de acordo com as respectivas estimativas populacionais dos grupos de faixa etária, compreendidos entre 15 a 59 anos de idade, constantes no banco de dados do DATASUS.

Airton Raes, SES