fbpx

Roteiros incríveis de viagens de aventura pelo Brasil

man sitting beside bicycle
Foto Dorothy Castillo

Viagens de aventura podem mudar uma vida. Listamos 4 roteiros turbinados pela aventura e por paisagens deslumbrantes no Brasil que permanecerão para o resto da vida na sua memória.

Enquanto não se pode viajar por conta da pandemia da Covid-19, estude e planeje as suas próximas viagens. Confira 4 roteiros de viagens de aventura no Brasil:

1) Pedalando nas serras gaúchas

Dificuldade: moderada

As serras gaúchas, no Rio Grande do Sul, possuem um ar diferente que aguça a fome e o instinto pelos vinhos. Também pudera. Pedale e caminhe durante sete dias, o dia todo, por cânions como o Fortaleza e o Itaimbezinho, e por trilhas no Parque Nacional de Aparados da Serra – claro que com pausas para um bom e caprichado lanche.

Quando ir: janeiro a maio e setembro a dezembro

2) Ciclismo, trekking e mergulho na Amazônia

Dificuldade: fácil

Fique dez dias navegando pelo rio Negro até Mariuá, o maior arquipélago fluvial do mundo, há 500 km de Manaus, que possui cerca de 700 ilhas. Logo que chegar, embarque no barco-casa, um transporte tradicional da Amazônia, mas projetado com todo o conforto que uma viagem dos sonhos merece.

A ilha de Colaca anuncia a chegada ao arquipélago, uma área quase inexplorada pelo ser humano. Mas pouco antes de chegar a Mariuá, um mergulho nas águas rubro-negras do Igarapé Preto, até atingir as comunidades de Moura e Panacarica. A maior parte desse roteiro acontece em Novo Airão, onde é possível conhecer a região pedalando, fazendo caminhadas e em mergulhos com os botos cor-de-rosa. Ali, agumas trilhas te levarão a conhecer a densidade de uma floresta tropical em Madadá.

Quando ir: novembro

3) Ciclossafári no Pantanal

Dificuldade: desafiante

Essa é pra quem curte um cicloturismo. O Pantanal tem 139 mil km quadrados e é uma região que abrange os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Paraguai e a Bolívia. Nesse roteiro de cinco dias na maior área inundada em água doce do mundo, você percorrerá os 116 km da estrada Parque Pantanal, com 74 pontes, que permite uma boa pedalada saindo da cidade de Corumbá.

O trajeto é feito também por uma van de apoio, que faz paradas estratégicas em fazendas da região como a Arara Azul, a Bela Vista e a São João. O roteiro conta com bikes personalizadas, carro de apoio com guias da região, alimentação, hospedagem, seguro-viagem. A estrada é muito acidentada o que exige um bom preparo físico, portanto, é fundamental colocar as pernas pra girar com antecedência.

Quando ir: julho

4) Trekking no litoral sul da Bahia

Dificuldade: fácil

Chega a ser repetitivo dizer que o litoral sul da Bahia é lindo e que tem as praias mais perfeitas do Brasil. Vamos continuar batendo nessa tecla, só que dessa vez colocando um tempero a mais: um trekking de seis dias da Barra do Caí até a badalada Trancoso, passando por Corumbau e forrozeira Caraíva, que oferece a chance de ver uma das mais paradisíacas paisagens deste país.

Vai dar um gosto a mais passar lentamente por essas praias de areia branquinha, adornadas por uma faixa interminável de coqueiros, conhecendo cada cantinho dos 92 km que separam os dois povoados. Para descansar as pernas, curta as pousadas mais charmosas da região.

Quando ir: setembro a abril

Por Go Outside

%d blogueiros gostam disto: