Chevrolet Bolt EUV, o SUV elétrico, também pode estar a caminho
A Chevrolet confirmou para setembro a chegada do elétrico Bolt EV reestilizado ao Brasil. Ainda que tenha ficado de fora dessa confirmação, a nova carroceria SUV apresentada no início do ano nos Estados Unidos, denominada Bolt EUV (Electric Utility Vehicle), também é aguardada para o mercado brasileiro, talvez em um segundo momento.
Ambos os modelos herdaram o mesmo conjunto propulsor que vinha sendo usado (se você quer saber como ela anda, confira o teste que fizemos), com um motor elétrico com 203cv de potência e 36,7kgfm de torque.
As baterias de íon-lítio têm densidade energética de 65kw/h, o suficiente para dar autonomia de 416 quilômetros para o Bolt EV e 398 quilômetros para o Bolt EUV, já que o SUV pesa 41 quilos a mais que o hatchback, que tem massa de 1.628 quilos (sendo que 430 quilos correspondem apenas ao conjunto de baterias).
A recarga completa das baterias em uma tomada de 220V é feita em aproximadamente 7 horas, enquanto em uma estação de recarga rápida bastam 30 minutos para recuperar cerca de 160 quilômetros de autonomia. Vale lembrar que o Bolt conta com sistema de frenagem regenerativa.
O Bolt EV mede 4,14 metros de comprimento, 2,60m de entre-eixos, 1,76m de largura e 1,61m de altura, quase as mesmas dimensões do modelo atual. Já a variante SUV mede 4,30m de comprimento, 2,67m de entre-eixos, 1,77m de largura e 1,61m de altura.
O design de ambos os modelos é muito parecido, como se fosse um Bolt tamanho P e outro tamanho M, com linhas fluidas, faróis afilados e laterais vincadas. O Bolt EV ganhou uma traseira bem mais interessante, com os faróis horizontais fazendo parte de um aplique em preto logo abaixo da linha do vidro. Já o Bolt EUV é mais atraente, com linha de cintura mais elevada, rack de teto, spoiler e lanternas que invadem as laterais.
O interior também foi revisto, ganhando um visual mais comum. Então, onde no painel havia plástico de toque suave e um material parecido com fibra, agora ganha revestimento em couro. O volante com base achatada tem a logomarca da Chevrolet em preto. Já a tela do sistema multimídia agora é de 10 polegadas. O quadro de instrumentos continua a ser digital.
Uma mudança grande foi a alavanca de câmbio tipo joystick, que agora passa a ser por botões no console central. Como na versão que testamos, o volume declarado de 470 litros do porta-malas do Bolt EV continua parecendo superdimensionado, o que leva a imaginar que a medição é feita até o teto. Já o compartimento de bagagem da variante SUV é de 462 litros.
Há alguns meses a Chevrolet do Brasil triplicou sua rede de concessionárias preparadas para vender e fazer a manutenção de veículos elétricos, que agora somam 79 pontos distribuídos em 50 cidades e 20 estados. Nos Estados Unidos, o Bolt reestilizado começou a ser vendido em julho com preços a partir de 31.995 dólares para o Bolt EV (5 mil dólares mais em conta que antes) e 33.995 dólares para o Bolt EUV.
Por Pedro Cerqueira – Vrum