A casca do ovo e seus benefícios

yellow smiley emoji painted eggs
Foto Roman Odintsov

A casca do ovo é uma fonte muito rica em cálcio, sendo que 2,7 g do pó fornecem a quantidade diária recomendada desse mineral para um adulto.

Também serve como base para o desenvolvimento de produtos da indústria cosmética, suplementos alimentares, bases biocerâmicas, fertilizantes e implantes ósseos e dentários

A casca do ovo apresenta propriedades e nutrientes significativos que não devem ser desprezados ou descartados. Afinal, estamos falando de um elemento multifuncional e muito versátil, com aplicações e utilidades diversas, nas áreas da saúde, beleza, limpeza, jardinagem, mineração, decoração e arte, entre outros.

A casca do ovo de galinha, em pó, contém minerais importantes, especialmente no que diz respeito ao cálcio, mineral bastante relevante para a saúde óssea e para o sistema cardiovascular. Além do cálcio (Ca), outros minerais são encontrados em menores concentrações na casca, como o magnésio (Mg), ferro (Fe) e selênio (Se).

“A casca do ovo é utilizada como base para o desenvolvimento de produtos na indústria cosmética, suplementos alimentares, bases biocerâmicas, fertilizantes, implantes ósseos e dentários e como agente antitártaro em cremes dentais”, destaca Dra. Milena Cornacini, Nutricionista Clínica, Esportiva e Ortomolecular, Mestre e Doutora em Nutrição e Consultora Técnica da Katayama Alimentos.

Ela acrescenta que o pó da casca de ovo é uma fonte de cálcio viável e de fácil acesso, que pode contribuir na prevenção da deficiência desse mineral, em especial na redução do risco de osteoporose, em pessoas de diferentes grupos etários e extratos sociais. Cerca de 2,7 g do pó contribuem para a quantidade diária recomendada do cálcio para um adulto. Porém, é importante sempre seguir a recomendação e orientação de um especialista (nutricionista).

Higienização e obtenção da farinha

many broken eggshell placed on light table
Foto Klaus Nielsen

Qualquer aplicação da casca do ovo ou derivados para alimentação humana ou animal, deve estar assegurada pelos parâmetros microbiológicos dos produtos para evitar possíveis contaminações. Portanto, recomenda-se a seguinte técnica de higienização: lavagem em água corrente, imersão em solução de hipoclorito de sódio por 10 minutos e fervura em água durante 10 minutos. Após esse procedimento, o ideal é que as cascas sejam secas em estufa ou fornos a uma temperatura de 50°C para eliminar toda umidade (por 2 horas), depois trituradas em liquidificador e peneiradas. Para armazenamento, utilizar um recipiente seco e limpo, tampado e protegido do calor. O produto bem seco pode ter duração de aproximadamente quatro meses, segundo recomendação da Dra. Milena.

Nutriente para pets

Como a casca do ovo é riquíssima em cálcio, também pode ser oferecida aos pets (cães e gatos) na forma de farinha (quanto mais fina, melhor é absorvida e aproveitada). O cálcio é um mineral necessário para a saúde dos ossos e dos dentes, além de ter papel essencial na contração muscular, na coagulação sanguínea e na transmissão dos impulsos nervosos.

No entanto, é de extrema importância consultar um especialista em nutrição de pets, como zootecnistas e veterinários antes de oferecer o ingrediente. A falta ou o excesso do cálcio podem causar danos aos animais. Por outro lado, se o animal já se alimenta com uma ração pronta, não se deve suplementar com cálcio, pois as rações já contêm as proporções adequadas”, adverte Camila Cuencas, Zootecnista e Gestora de Operações Industriais da Katayama Alimentos.

Por AgroNews