O Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) divulgou nesta segunda-feira (20), que 261 mil pessoas estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida no estado, o que representa 21% dos quase 1,2 milhão de condutores habilitados.
A diretora de habilitação do Detran, Loretta Figueiredo disse que a pandemia do novo coronavírus não tem interferência neste número elevado e que os serviços, incluindo o de renovação, só ficaram suspensos durante 15 dias, no mês de março.
“Não é por conta da pandemia que o número está alto, antes da covid-19 já tínhamos um percentual bem elevado de condutores sem habilitação em Mato Grosso do Sul […] creio que o principal fator para as pessoas não renovarem é descuido mesmo, desatenção, aquela história de deixar para a última hora e esquecer”, explicou .
Segundo o Detran, atualmente a renovação pode ser feita de maneira bem simples pelo site do departamento. O usuário deve entrar no portal, fazer a abertura do processo, emitir e pagar a guia no valor de R$ 244,60 para carro e moto. Em seguida, é necessário passar por um exame de vista e tirar uma foto nova. O documento é entregue na casa da pessoa sem nenhum custo adicional.
O Departamento Nacional de Trânsito emitiu uma resolução por conta da pandemia. Motoristas com habilitações vencidas até o dia 19 de fevereiro não podem ser multados, com data anterior a essa, a CNH vencida rende multa de R$ 293,47. A infração é considerada gravíssima com 7 pontos na CNH.
Por G1 MS