Exercício para o corpo e a mente

confident athletic woman with bicycle on countryside road
Uso da bicicleta traz grandes benefícios para a saúde física e mental. Foto Andrea Piacquadio

Pedalar é o segundo melhor esporte para sua saúde mental

Todo mundo sabe que o exercício ajuda a melhorar sua saúde mental. Mas um estudo de proporções colossais avaliou qual esporte ou atividade física têm mais efeito. E agora podemos cravar: pedalar é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde mental. A bike ficou atrás apenas nos esportes em equipe, como vôlei e futebol.

Os pesquisadores do estudo, que foi publicado no Lancet, analisaram o exercício e a saúde mental de 1.237.194 adultos – sim, mais de um milhão de pessoas! – usando três anos de dados de pesquisa onde os participantes relataram o tipo de exercício que fizeram, quanto se exercitaram e quantos de saúde mental em baixa tiveram, com sintomas como estresse, depressão e outros problemas emocionais. Como esperávamos, pedalar se saiu muito bem nos efeitos positivos na saúde mental.

Todos os exercícios melhoraram o bem estar emocional geral: as pessoas que se exercitaram tiveram dois dias de problemas de saúde mental ao longo de um mês, em comparação com 3,4 dias de problemas de saúde mental entre aqueles que não realizaram nenhuma atividade física. Para aqueles que já sofriam depressão, os exercícios foram mais benéficos ainda; comparando pessoas com e sem depressão, os que fizeram atividade física tiveram quase quatro dias a menos de problemas de saúde mental.

O estudo considerou 75 tipos de exercícios diferentes. Os esportes coletivos foram os que mais trouxeram benefícios mentais e emocionais, com 23,3% menos dias de saúde mental debilitada do que os não praticantes de exercícios. Mas pedalar, seja fora de casa ou usando bike indoor, ficou em segundo lugar, com ciclistas desfrutando de 21,6% menos dias de problemas de saúde mental. O terceiro lugar no pódio de proteção à saúde mental foi exercícios aeróbicos ou de ginástica, excluindo corrida, que estava em quarto lugar na lista, ou o próprio ciclismo.

Os pesquisadores concluíram que os esportes coletivos provavelmente conferem proteção extra porque incluem um elemento social além da atividade física. Portanto, encontre um amigo – ou três ou quatro! – e combine alguns passeios regulares de bike para aumentar seus watts de felicidade.

Por Go Outside