Tenha sempre alimentos saudáveis na sua despensa

Dicas de ingredientes que você deve usar em (quase) todos os pratos para manter sua saúde em dia

Para cozinhar ao máximo, tanto do ponto de vista do sabor como das propriedades nutricionais, nada melhor do que alimentos frescos e sazonais. No entanto, estes se deterioram tanto rapidamente que precisam ser usados em poucos dias, o que nem sempre é o caso.

Por isso é importante manter na despensa uma série de alimentos saudáveis e duradouros (assim como no freezer ou na geladeira) para que possa sempre utilizá-los para preparar lanches e refeições mas também como complemento dos seus pratos.

Desta forma, irá adicionar sabores e qualidades nutricionais aos seus pratos, melhorando o sabor e o bem-estar: clique nas setas da foto para os descobrir.

Feijão e lentilhas secas

high angle shot of cereal and beans inside of white plastic
Foto Karolina Grabowska

Poucos alimentos são mais saudáveis do que feijão e lentilha, ricos em fibras, magnésio, vitaminas e ferro. Dada a sua longa vida de prateleira, eles estão entre os alimentos que nunca devem faltar em qualquer despensa. Use-os para preparar ou complementar sopas e saladas.

Oleaginosas e seus óleos e pastas

Nozes e oleaginosas em geral são minas de ouro energético, fornecendo gorduras saudáveis, proteínas, fibras e uma longa linha de vitaminas e minerais. Dependendo do tipo, eles podem durar até 4 meses se armazenados corretamente. Use-os para enriquecer iogurtes, saladas, smoothies, mas também molhos.

Frutas e verduras congeladas

food cold snow vacation
Foto Kindel Media

Evite que as frutas e legumes pereçam demais na fruteira ou na geladeira: ao invés disso, congele-as, elas não perderão nem o sabor nem as muitas propriedades nutricionais. Em seguida, adicione-os facilmente a smoothies, sopas, parfaits e iogurtes, mas também a produtos de panificação.

Mel

opened yellow ceramic jar beside pine cones
Foto Christina Branco

O mel é um adoçante natural a preferir sempre ao açúcar branco, também em virtude das incríveis propriedades que possui: propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Use-o também para dar sabor e profundidade a uma infinidade de receitas doces e salgadas (no queijo, com carne, na fruta, etc.). No entanto, use-o com moderação, ele não deixa de ser um “adoçante”.

Vinagre de maçã

Graças às suas propriedades antibacterianas, antioxidantes e anti-inflamatórias, o vinagre de maçã é um dos “superalimentos”, fazendo parte da lista de alimentos saudáveis. Use-o como complemento para receitas de molho, como molho de salada, mas também para assados.

Especiarias e ervas secas

close up photo of herbs near pot
Foto Suzy Hazelwood

Especiarias e ervas aromáticas são essenciais na cozinha e você não pode correr o risco de ficar sem elas. Portanto, faça um estoque dos mais importantes, como orégano, alecrim, canela, açafrão, gengibre e pimenta caiena.

Alho e cebola

bowls of garlic heads and onions on white table
Foto Karolina Grabowska

Eles são a base de muitas receitas e indispensáveis para qualquer chef ou para quem gosta de cozinhar. Graças à sua versatilidade, à sua longa duração e às inúmeras propriedades benéficas (reduzem o risco de doenças cardíacas e câncer) nunca podem faltar na sua despensa.

Condimentos saudáveis

A diferença entre um bom prato e um prato extraordinário pode ser feita por um molho, por exemplo, um molho picante. Estoque seus favoritos, mas tome cuidado para que eles não sejam carregados com açúcar ou gordura.

Iogurte natural não adoçado

red strawberry and raspberry on white ceramic bowl
Foto Life of Pix

Use-o com frutas vermelhas, para smoothies, como complemento de pratos vegetarianos ou para fazer sopas e molhos cremosos. Em particular, o iogurte integral (não adoçado) oferece uma série de benefícios para a saúde que o tornam a escolha ideal: protege contra doenças cardíacas e combate o desenvolvimento da obesidade. Tem uma duração significativa (3 semanas), mas é um daqueles alimentos que podem ser consumidos mesmo após o prazo de validade, desde que a aparência, o cheiro e o sabor ainda estejam frescos.

Por Receitas sem Fronteiras