Anúncio foi feito durante evento de Juramento à Bandeira Nacional
Na manhã desta terça-feira (16), a Prefeitura de Campo Grande por meio da Fundação Social do Trabalho – Funsat, participou do evento de Juramento à Bandeira Nacional. 740 jovens foram dispensados do serviço militar obrigatório e tiveram a oportunidade de fazer a carteira de trabalho, consultar oportunidades de emprego e passar por entrevista com as empresas Grupo Pereira, Lig 10 e Real Food.
A vice-prefeita Adriane Lopes falou sobre a oportunidades que os jovens vão começar a ter a partir desse novo ciclo. “Jovens as portas se abrem diante de vocês, esse é um momento de decisão, olhar para frente e ir em busca dos sonhos de cada um, porque cada um que aqui está é o futuro de Campo Grande e do nosso Estado, e nós contamos com vocês, e o meu desejo hoje é de sucesso para todos”. Comenta Adriane Lopes.
Foram mais de 100 jovens atendidos pela ação da Funsat neste evento, desses 47 foram encaminhados para o mercado de trabalho. De acordo com Diretor-Presidente Luciano Martins, ações como esta reforçam o compromisso e liderança de Campo Grande na geração emprego no Estado. “Hoje a Funsat teve a honra de participar de um evento da Junta do Serviço Militar em Campo Grande, muitos jovens já estão com o certificado de dispensa do serviço militar obrigatório e foram encaminhados a Funsat para conseguir uma colocação no mercado de trabalho, esse trabalho é um exemplo de um dos motivos que coloca a Capital como a cidade que mais gera emprego no Estado”. Diz Luciano Martins.
O Yuri Moreira da Cruz de 20 anos disse que já trabalha de forma informal, mas não possuía carteira de trabalho, e vai aproveitar a ação com a Funsat para fazer a carteira e buscar uma oportunidade de emprego. “Eu demorei um pouco para fazer o Juramento à Bandeira, mas agora eu senti necessidade, trabalho sem carteira assinada, mas sinto que assim ganho pouco, então já vou fazer a minha carteira e aproveitar para procurar um emprego e melhorar meu salário”. Pontuou.
O 1° Tenente Wilson Geraldo de Oliveira que é Delegado de Serviço Militar, responsável pela Junta do Serviço Militar de Campo Grande, reitera a importância de ações desse tipo, para evitar que o jovem fique ocioso e acabe indo para a criminalidade. “Essa é uma atividade civil do município, que tem várias etapas e hoje se encerra o ciclo, os dispensados exercem essa cidadania plena recebendo o documento de reservista, que é a quitação do serviço militar. Esse documento para o mercado de trabalho é fundamental. Então essa ação em parceria com o Município de Campo Grande em já trazer para esse jovem essa oportunidade de ter a opção de entrar no mercado de trabalho é imprescindível para que esses jovens sejam direcionados para o caminho correto e não sejam influenciados para o mal”. Finaliza.
Um exemplo de jovem no caminho certo, é o Breno Henrique Alves Arruda de 18 anos, após o Juramento à Bandeira Breno conseguiu carta de encaminhamento para uma entrevista de emprego. Feliz, ele conta que esse não vai ser seu primeiro emprego, Breno e um amigo montaram uma doceria (Onda Gourmet). Um negócio que começou como brincadeira, mas que hoje já tem página no Instagram e várias encomendas. “Começamos com geladinho goumet e resolvemos fabricar doces também, quero um trabalho formal para ter uma renda fixa, mas não pretendo deixar a doceria, já temos clientes e várias encomendas”. Comemora Breno.
Por Fabiola Camilo – FUNSAT