Veja essas cinco espécies que se dão bem com o vento
Não há nada mais prazeroso do que ter a sua própria floresta em casa, mas a cada dia os lares estão ficando menores, então muitas vezes a única opção é fazer um pequeno jardim na varanda. Porém, nesses locais a ventania é bem forte, podendo até mesmo estragar a folhagem de todas as suas plantas, o que exige que alguns cuidados sejam tomados.
“Quando estamos escolhendo plantas, sempre precisamos nos perguntar sobre as condições do lugar. No caso específico de uma varanda, ela pode ter diferentes níveis de insolação, vento e umidade”, explica o paisagista José Kolya.
Assim, para manter as plantas saudáveis na varanda, é preciso, por exemplo, renovar o solo com nutrientes, matéria orgânica e areia, geralmente uma vez a cada dezoito meses. Além disso, deixar o solo exposto com plantas forrageiras, cascas de árvore ou pedras é importante para que a ação do vento não desidrate o solo poroso.
Outras questões, como a frequência certa para regar as plantas, também merecem atenção. Porém, além desses cuidados, também há outro aspecto que pode ajudar a ter plantas saudáveis e lindas na varanda – a escolha das espécies.
Plantas como palmeiras, dracenas, bromélias, árvores frutíferas e até mesmo cactos toleram bastante o vento. Aquelas cujas folhas são bem durinhas e rústicas também são bastante resistentes a lugares de clima hostil. Além dessas, trazemos algumas recomendações de José de espécies boas para a varanda e que toleram bem o vento:
Norantea brasiliensis
Como essa planta é de clima tropical, ela deve ser cultivada sob pleno sol, em solo arenoso e enriquecido com bastante matéria orgânica. Ela é ótima para dar uma colorida extra no seu jardim.
Yucca gigantea
Ótimas para a varanda, ela deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável e irrigado regularmente. Evite o excesso de água, pois isso provocará facilmente o apodrecimento de suas raízes. Lembre-se que ela precisa de muita iluminação e ventilação.
Dracaena marginata
Com tronco fino e folhagem enorme, essa planta deve ser cultivada sob sol pleno ou sombra parcial. Deve ter solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica e irrigações periódicas.
Plumeria rubra
Para dar uma colorida na sua “floresta”, a Plumeria rubra deve ser cultivada a pleno sol, com o solo fértil, leve e bem drenado. Ela pode ser cultivada isolada ou em grupos, em amplos espaços, preferencialmente na varanda por conta de seu forte perfume.
Clusia fluminensis
Com seu tronco curto, ela deve ser cultivada a pleno sol ou meia sombra em solo fértil. Deve também ser regada periodicamente e, por ter a folhagem dura, é resistente aos ventos.
Fonte José Kolya
Por Alto Astral