Cresça com o Google: para conectar mulheres a vagas de emprego

Programação prevê palestras e oficinas com discussões sobre o enfrentamento da desigualdade nos ambientes profissionais

Em parceria com o Grupo Cia de Talentos, o Google lançou nova edição do Cresça com o Google para Mulheres, voltada exclusivamente para ajudá-las a ocuparem postos no mercado de trabalho e a obterem sucesso em seus negócios. Além de uma parceria exclusiva com o Bettha, startup do grupo Cia de Talentos, para ajudar as participantes a aumentarem suas chances de empregabilidade.

Após o treinamento do Cresça com o Google para Mulheres, será oferecido o direcionamento para a plataforma de empregabilidade do Bettha. Durante a experiência, elas passarão por jornadas de autoconhecimento para destacar seus pontos fortes profissionais e ainda terão a oportunidade de acessar outros programas de capacitação gratuitos do Google, como o Ateliê Digital, o Primer e o Grasshopper.

woman wearing google printed shirt
Foto Christina Morillo

Todas estas etapas irão gerar um perfil profissional que ficará disponível no banco de talentos do Betha, com o objetivo de conectar as candidatas às possíveis vagas de emprego. Ainda serão oferecidos workshops de acompanhamento e um fórum para troca de informações.

“O Cresça com o Google para Mulheres é desenhado para apoiar as mulheres brasileiras no desenvolvimento da sua carreira e na sua entrada no mercado de trabalho. Queremos contribuir com o enfrentamento das desigualdades de gênero que limitam as oportunidades para mulheres de conseguir um emprego, por exemplo”, diz Susana Ayarza, diretora de Marketing do Google Brasil.

“Nossas parcerias são fundamentais para alcançarmos esses objetivos. Nesta edição, com o Grupo Cia de Talentos e o Bettha, teremos cursos de formação e a possibilidade de incluir as participantes em um banco de talentos, conectando a participante com o mercado.”

Cresça com o Google para Mulheres: história

Deste 2017, o Cresça com o Google tem como objetivo oferecer conteúdos e ferramentas gratuitas para o aprimoramento de habilidades, carreiras e negócios. O programa já passou presencialmente por mais de 12 capitais do Brasil e vem desde 2020 ministrando treinamentos on-line, onde ao todo já foram treinados mais de 2,4 milhões de brasileiros.

Por meio das edições do Cresça com o Google para Mulheres, programa globalmente conhecido como Women Will, mais de 200 mil mulheres ganharam inspiração e treinamento para que criem suas próprias oportunidades econômicas por meio da valorização da autoconfiança e do desenvolvimento de novas habilidades digitais e socioemocionais.

Só em 2021, em formato on-line, o Cresça com o Google para Mulheres realizou cinco edições voltadas a mulheres que querem empreender, que buscam desenvolver suas carreiras, bem como sobre mulheres na tecnologia, mulheres pretas, e mulheres que querem retornar ao mercado de trabalho.

woman in a white dress shirt working on her laptop
Foto Mart Production

Conteúdo da edição 2022

Em 2022, o programa tem início em março, mês da mulher, com programação dividida em cinco blocos distintos, com palestras ministradas por especialistas renomadas, com reconhecimento nacional e internacional nos respectivos campos de atuação.

A primeira apresentação, “Meu fracasso favorito”, será conduzida pela especialista em liderança feminina Priscilla de Sá, que há mais de uma década trabalha assessorando mulheres na tomada de decisões profissionais, por meio de programas de mentoria, palestras e cursos on-line. Leticia Da Hora (Mulheres da Parada) e Guilherme Valadares (Papo de Homem) também estarão presentes.

O conteúdo ministrado terá a missão de ajudar as participantes a repensar os momentos que se sentiram, de alguma forma, fracassando, para que desapeguem do insucesso e concebam novos projetos.

A ideia é mostrar como trilhar um caminho de sucesso, diminuindo a sua autossabotagem e apresentando os comandos internos para ação. Priscilla traz para a conversa dois convidados especiais – Letícia Da Hora, criadora do movimento Mulheres da Parada e Guilherme Valadares, influenciador digital, criador do perfil Papo de Homem.

O próximo bloco terá a presença de Dilma Campos, especialista em vendas e comunicação, CEO da agência de live marketing Outra Praia e conselheira da Associação de Marketing Promocional (AMPRO), e Verônica Oliveira do @faxinaboa, que conversarão com as espectadoras sobre o conceito de Economia do Cuidado.

Além disso, serão destacadas formas de organização, modelos para aumentar a produtividade e outras habilidades que podem apoiá-las em momentos importantes. Dilma convida Veronica Oliveira, influenciadora digital do perfil Faxina Boa, para contar um pouco sobre como o tema se aplica à sua vida, e o aliado do tema Leandro Ziotto, também influenciador digital do perfil 4Daddy.

a person browsing google on imac
Foto Philipp Pistis

Os novos papéis que as empresas estão buscando no mercado e como o contexto vivido nos últimos anos modificou as exigências relacionadas às habilidades e competências para o futuro do trabalho será o tema central da palestra “Futuro do Trabalho: Um ecossistema de oportunidades”, com Ana Minuto, mestre em Diversidade, LeaderShip na Promoting Women’s Political and Economic Empowerment, Master Coach Carreira e Treinadora IFT.

Também está na pauta conversar sobre afrofuturismo e como você se preparar melhor para esse novo cenário. Ana convidará o público a ouvir experiências da CEO do Grupo Cia de Talentos, Sofia Esteves e também do especialista sobre o tema Alexandre Pellaes.

Por fim, Mônica Teófilo, especialista em desenvolvimento humano, pontuará, junto a outras quatro especialistas, Ana Fontes (Mulheres Empreendedoras), Mariana Dias (Primeiro Emprego), Verônica Oliveira (Maternidade) e Carol Ignarra (PCD), as cinco dicas para impulsionar a própria carreira, em 2022. Entre os temas abordados estarão o 1º emprego e como começar na carreira, o retorno do pós-maternidade, a transição do trabalho CLT para o investimento em um empreendimento, mulheres na tecnologia um mercado em ascensão e a entrada de mulheres PCD no mercado.

Todos os vídeos estarão disponíveis para consumo sob demanda a qualquer momento, com acessibilidade em tradução de libras e legendas.

Por 33giga