Cultivar hortaliças em casa é bem simples, desde que respeite as necessidades de cada tipo de planta
Já pensou em começar a sua própria horta, mas não sabe como? A jardinagem é uma atividade muito relaxante que nos ajuda a nos reconectar com a natureza mesmo em espaços urbanos. Vários estudos mostraram que estar em contato com as plantas tem um impacto positivo no nosso humor, e o melhor é que no final temos a satisfação de consumir o que plantamos. Embora pareça difícil, cultivar hortaliças em casa é bem simples, desde que respeite as necessidades de cada tipo de planta. É por isso que apresentamos abaixo as 10 culturas ideais para iniciar o seu pequeno espaço verde na sua varanda ou jardim.
Ervilhas
As ervilhas são uma leguminosa rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais. São ideais em sopas ou como acompanhamento, além de manterem-se por muito tempo se forem embaladas a vácuo. Você pode plantá-las na primavera ou no outono, em um pequeno terreno com solo leve e solto. Coloque as sementes a 2 cm da superfície, mantendo vários centímetros de espaço entre cada uma para que possam crescer. O solo deve ter um pH de 6,5 ou superior, para que você possa adicionar cal ao composto. Esta planta precisa ser exposta ao sol e regada constantemente.
Cebola
A cebola é um ingrediente básico na cozinha, dá sabor a uma grande variedade de pratos e também nos protege de doenças respiratórias. Para plantar, você precisa de um vaso com terra solta e um pouco de adubo ou fertilizante natural. Insira as sementes a 2,5 cm da superfície. Mantenha o vaso dentro de casa até que comece a brotar, após o que você pode movê-lo para o jardim. Esta planta precisa de muita luz solar e rega diária. Após 6 ou 7 meses você pode colhê-las, quando os caules adquirem uma cor verde intensa.
Espinafres
Para semear o espinafre, insira as sementes a 2 cm da superfície, mantendo aproximadamente 5 cm entre elas. O solo deve ter um pH de cerca de 6,5. Idealmente, você deve fazer isso no início da primavera, embora também possa fazê-lo durante o verão. O espinafre não precisa de muito sol, mas precisa de solo úmido, então você deve regá-lo diariamente, cuidando ao mesmo tempo para que a água não empoça para que as raízes não apodreçam. Na época da colheita, corte as folhas externas sem arrancá-las para manter a planta crescendo.
Pimentas
As diferentes variedades de pimenta crescem rapidamente em climas quentes e semi-secos, pois precisam de muito sol. Se o seu espaço de jardim atender a essas condições, você pode preparar uma mistura de solo rico em nutrientes com areia, para drenar a água com facilidade. Antes de plantar, deixe as sementes de molho por 24 horas. Coloque a semente a 1 cm da superfície e regue diariamente até germinar, após o que será necessário apenas um pouco de água por dia. As pimentas começarão a crescer cerca de 1 mês depois.
Rabanetes
Os rabanetes crescem melhor em solo levemente ácido e em um ambiente ensolarado. Plante as sementes a alguns centímetros da superfície e regue constantemente até que as primeiras folhas comecem a brotar. É uma das colheitas mais rápidas, então você poderá colher seus primeiros rabanetes depois de algumas semanas. Aprecie-os como aperitivo ou em saladas, e aproveite também as folhas para adicioná-las a sopas… verá que são deliciosas!
Cenouras
Antes de semear as sementes de cenoura, deixe-as de molho por alguns dias embrulhando-as em papel de cozinha úmido. O ideal é fazê-lo durante a primavera, pois precisam de solo úmido e um pouco de sol (embora também cresçam bem à sombra). Semeie 2-3 sementes por cova, pois nem todas germinarão. Lembre-se de deixar espaço entre elas para que cresçam e use solo arenoso para que a água penetre até a raiz. As cenouras demoram vários meses a ficarem prontas, mas quando as comeres verás que o esforço valeu a pena.
Tomates
Os tomates são perfeitos para plantar em pequenos espaços, desde que você selecione as menores variedades. Insira as sementes a alguns centímetros da superfície e regue abundantemente. Esta planta precisa de várias horas de sol, por isso é aconselhável iniciar seu cultivo na primavera. À medida que a planta cresce, coloque uma vara de madeira no centro, que servirá de suporte. Amarre os caules mais grossos no palito e continue regando constantemente. É fácil determinar o momento de colher os frutos, que será quando os tomates tiverem uma cor vermelha profunda.
Alface
O mais simples é comprar os rebentos de alface ou germiná-los em casa, colocando o miolo da alface num recipiente com água durante vários dias. Ao transplantá-lo, você deve deixar espaço suficiente entre cada um para que eles possam crescer. É necessário regar as alfaces todas as manhãs com bastante água, e deixá-las em local ensolarado sem ser muito intenso. Se você as regar à noite, há um risco maior de infecção por fungos.
Beterraba
Você pode plantar beterraba na primavera ou no outono, em solo neutro, levemente arenoso e fértil. As beterrabas não precisam de muito sol, por isso são ideais para plantar em varandas e terraços. Você deve plantar a semente a 15 cm de profundidade. Quando as folhas começarem a crescer, retire as mais fracas para dar espaço para as mais carnudas crescerem. Quando começar a crescer na superfície, regue esta planta apenas uma vez por semana para beterrabas mais carnudas. Após 8 semanas você pode colhê-los, quando a raiz vem à superfície e é do tamanho de uma laranja.
Por Receitas Sem Fronteiras