Padrões de qualidade do ar no Brasil está nas mãos do STF

gray tower covered by smoke
A poluição do ar já pode ser a principal causa de mortes no planeta. Foto Ion Ceban

A poluição do ar mata cerca de 51 mil brasileiros por ano

Ao rever os parâmetros oficiais de qualidade do ar para o Brasil, em sua Resolução n° 491/2018, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) permite níveis muito superiores aos que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda como minimamente seguros para a saúde. Agora, está nas mãos do Supremo Tribunal Federal (STF) deliberar se o país aceitará níveis inseguros de poluição do ar por prazos indeterminados. Esse é o tema da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) n° 6.148, que será julgada pelo STF no próximo dia 30.

Ao longo de seis anos, o Instituto Saúde e Sustentabilidade, em apoio ao Ministério Público, subsidiou as discussões do Conama com dados atualizados e confiáveis sobre os efeitos da poluição sobre a saúde pública. Como resultado, embora a Resolução n° 491/2018 adote os parâmetros da OMS como meta final a ser atingida pelos órgãos ambientais estaduais, ela não estabelece prazos para a mudança das 3 fases anteriores. Na prática, isso significa que não há limites para rever os atuais níveis de poluição permitidos, que chegam a ser o dobro do recomendado pela OMS, como mostra a tabela abaixo, elaborada pelo ISS: 

Importante lembrar que em setembro de 2021 a OMS atualizou os valores de concentração de qualidade do ar, tornando-os mais rígidos. Como consequência, atualmente mesmo os valores da meta final da norma brasileira hoje estão defasados frente às recomendações da OMS, o que por si só já deveria levar à sua revisão. “A poluição do ar é hoje uma das maiores ameaças ambientais à saúde humana, juntamente com a mudança do clima, e ambas têm uma causa em comum: a fumaça industrial, veicular e as queimadas. Ou seja, melhorar a qualidade do ar não só reduz os danos à saúde humana, como também ajuda a combater a emergência climática”, explica a Dra. Evangelina Vormittag, médica e diretora executiva do Instituto Saúde e Sustentabilidade.

A ADI que será julgada pelo STF no próximo dia 30 foi proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR), com base no fato de que a Resolução Conama 491 é ineficaz para o controle da poluição e, por isso, não cumpre seu objetivo final de salvaguardar os direitos fundamentais à saúde e ao meio ambiente equilibrado, como prescrevem, os arts. 5°, XIV; 196 e 225, da Constituição Federal.

A poluição estará em pauta também no Conselho Estadual de Meio Ambiente de São Paulo. A entidade está convocando a 409a Reunião Ordinária de seu Plenário para o próximo dia 30, quando serão apresentados resultados sobre o acompanhamento da nova meta para padrões de qualidade do ar aprovada em 2021. Também em São Paulo tramita o projeto de lei 568 de 2020 para atualização dos padrões em níveis ainda mais próximos aos da OMS. O tema está em alta na agenda pública ambiental neste início de ano.

man in white long sleeve shirt wearing black goggles
Foto Ron Lach

As mortes por poluição do ar, em números

São 9 milhões de óbitos por ano em todo o mundo, segundo a OMS – o equivalente a 11% da população mundial, dentre elas mais de 600 mil mortes de crianças com menos de cinco anos.

A Organização Pan-Americana da Saúde, OPAS, divulgou que a poluição do ar é responsável por 51 mil mortes prematuras no Brasil por ano.

Em 2018, o Ministério da Saúde anunciou que em 10 anos o número de mortes relacionadas à má qualidade do ar aumentou 14%.

Estudo realizado nesse mesmo ano apontou que, se a poluição do ar no Brasil se mantiver a mesma até 2025 nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba e Porto Alegre, teremos 130 mil mortes precoces ao custo estimado de R? 52 bilhões em perda de produtividade; e 70 mil internações públicas ao custo estimado de R? 127 milhões ao SUS. Cerca de 16 mil mortes e 9 mil internações públicas ao ano, 44 mortes por dia, sem contar o restante do país.

Segundo pesquisadores da Universidade de Harvard, populações que estiveram sujeitas a piores condições de ar tóxico nos últimos 15 anos apresentaram 15% a mais de mortes pela Covid19.

Por eCycle