Ladeiras históricas, minas antigas e igrejas centenárias atraem muitos visitantes
A cidade foi berço do escultor Aleijadinho e palco de fatos importantes da história brasileira, como o a Inconfidência Mineira.
Ouro Preto fica em uma região serrana de Minas Gerais, a quase 100 quilômetros de Belo Horizonte. Para quem parte da capital do estado, é possível ir carro ou transporte público. A cada 60 minutos, mais ou menos, um ônibus sai do Terminal Rodoviário em direção à cidade.
Os passeios pelo local são, em sua maioria, de caráter histórico. Além disso, Ouro Preto é cheia de subidas e descidas. Por isso, vale a pena ir até lá com roupas confortáveis e disposição para caminhadas.
Praça Tiradentes
Ponto central de Ouro Preto e local de muita história. Ela é rodeada por outros espaços para visitação, como o Museu da Inconfidência, cafeterias e restaurantes.
Museu da Inconfidência
Um dos principais pontos de visitação em Ouro Preto. Reúne acervo com objetos importantes do movimento separatista.
Casa de Tomás Antônio Gonzaga
O poeta português, também conhecido como Dirceu de Marília, teve papel importante na Inconfidência Mineira. Seu casarão é aberto para visitação.
Igreja São Francisco de Assis
Uma das obras mais importantes de Aleijadinho.
Estação Ferroviária
Conta com um pequeno museu e trem para Mariana, outra cidade turística e histórica de Minas Gerais.
Museu do Aleijadinho
Escultor negro e figura importante da arte brasileira.
Mina de Passagem
Pertinho de Ouro Preto, mas já no município de Mariana, é um ponto que vale a esticada no passeio de uma cidade para outra. Para conhecê-la, os visitantes descem em um carrinho até a entrada do local.
Por Rota de Férias