Manjericão roxo: veja como é fácil cultivar

Os botões, assim como as folhas, são comestíveis

Manjericão roxo (Ocimum basilicum) é uma cultura de manjericão aromático de muita beleza. Com folhagem perene e densa, é frequentemente cultivada como anual e tem folhas de um roxo profundo.

Embora esta variedade possa ter um crescimento um pouco mais lento que outras, suas folhas escuras, sabor intenso, doce e picante, e lindas flores rosadas, que aparecem do meio ao final do verão, fazem valer o esforço do cultivo.

A folhagem tem um perfume muito mais forte do que as variedades mais comuns de manjericão verde, o que também aumenta seu apelo. Mas, se você não planeja colher este manjericão, ele fica lindo de se ver quando cultivado em recipientes ao ar livre ou em um local bem iluminado dentro de casa.

Como cultivar manjericão roxo

Tal como acontece com outras variedades de manjericão, ele gosta de muita luz, calor e solo bem drenado, úmido e fértil.

Luz

A menos que você viva em regiões particularmente quentes, seu manjericão roxo vai gostar de uma posição de sol pleno. Idealmente, eles vão querer pelo menos seis horas de sol pleno para prosperar.

Solo

Não muito exigente com o tipo de solo, esta variedade de manjericão só precisa de um que seja bem drenado e não excessivamente seco.

A cobertura morta pode ajudar os solos secos a reterem melhor a umidade, principalmente em regiões quentes, e a adição de um pouco de matéria orgânica é bem vinda se o manjericão for plantado em um substrato mais pobre em nutrientes.

Água

Durante os meses mais quentes do verão, certifique-se de que o solo esteja úmido. É melhor fazer isso de manhã para evitar muita umidade durante a noite.

Temperatura e Umidade

A chave para o sucesso é planta-lo em um local protegido. Sem isso, dificilmente prosperará.

Embora esta espécie possa lidar com condições quentes, úmidas ou secas, prefere regiões mais frias e temperadas. Muito calor fará com que as folhas fiquem mais verdes do que roxas, e isso pode afetar a intensidade do sabor.

Esta espécie também é muito sensível à geada, então é melhor alojá-la em ambientes fechados se as temperaturas caírem consideravelmente durante a noite.

Fertilizante

Aplicar fertilizante regularmente pode ajudar a garantir um crescimento saudável. No entanto, você precisa obter o equilíbrio certo. A fertilização excessiva pode afetar a intensidade do sabor e você não terá um manjericão tão aromático. Isso ocorre porque a quantidade de óleo que a planta produz será reduzida.

Certifique-se de que o fertilizante não seja muito forte e que você o utilize na dose certa.

Poda

Se você quiser maximizar o crescimento e o sabor da folhagem do manjericão, deve arrancar as cabeças das flores quando elas começarem a aparecer. Deixar as flores fará com que as folhas fiquem com um sabor amargo e não cresçam tão prolificamente.

Mesmo se você não planeja colher as folhas, recomenda-se cortar as flores depois que elas florescerem.

Colheita

É melhor colher quando houver pelo menos vários conjuntos de folhas que podem ser deixados para crescer. Isso permite um crescimento mais saudável e um melhor rendimento de colheita.

Sempre selecione as folhas de cima para baixo e continue a beliscar a cada mês até seis semanas, mesmo se você não estiver colhendo. Isso incentivará o crescimento espesso em vez de esguio e fraco.

Cultivo em vasos

Seu manjericão roxo crescerá bem em recipientes mantidos em um local quente e ensolarado. Certifique-se de que o vaso que você usa permita uma boa drenagem – essas plantas não gostam de ficar muito molhadas.

Se você tiver várias plantas em um vaso, garanta que elas estejam espaçadas o suficiente. Plantas que ficam muito juntas podem aumentar a chance de desenvolver fungos.

Cultivo a partir de sementes

O manjericão roxo precisa de condições quentes para a germinação bem-sucedida das sementes. Você deve iniciá-los em ambientes fechados ou esperar até que as temperaturas externas estejam acima de 18°C a 22°C.A germinação geralmente leva de duas a três semanas. O solo deve ser mantido consistentemente úmido durante esse período e, à medida que as mudas amadurecem, elas podem ser movidas para uma posição mais ensolarada.

Por Casa.com