Brasil ganha mais de 2 milhões de eleitores entre 16 e 18 anos em apenas 4 meses

Números são bastante animadores e superaram todos os recordes, segundo TSE

O ministro Luiz Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informou nesta quinta-feira (5) que, entre janeiro e abril deste ano, o país ganhou 2.042.817 novos eleitores na faixa etária de 16 a 18 anos.

O número, segundo Fachin, representa aumento de 47,2% em relação ao mesmo período em 2018 e aumento de 57,4% em relação aos quatro primeiros meses de 2014.

“No dia 2 de outubro, [esses jovens novos eleitores] poderão comparecer às urnas para exercer o nobre e digno direito do voto”, declarou Fachin ao dizer que os números são “animadores”.

“A Justiça Eleitoral, senhoras e senhores, não medirá esforços para realizar eleições limpas, transparentes, com paz e segurança e diplomar os eleitos”, afirmou Fachin.

“Um reflexo da mobilização encabeçada pelo TSE durante a semana do jovem eleitor, entre 14 e 18 de março e que teve adesão espontânea dos partidos, da sociedade civil e de toda a sociedade brasileira a este movimento. O engajamento da sociedade foi refletido em números”, acrescentou o presidente do TSE.

Foto Canva Studio

“A Justiça Eleitoral mostrou toda força que tem. Nos últimos 31 dias, foram registrados 8 milhões, 951 mil, 527 pedidos de forma presencial nos cartórios pelo sistema elo e de forma virtual pelo Título Net. E é com orgulho e satisfação que anuncio o resultado parcial de todo esse esforço, que superou todos os recordes já registrados pela Justiça Eleitoral brasileira em 90 anos.”

“Somente ontem, […] todas as pessoas que fazem a Justiça eleitoral realizaram 1 milhão 738 mil 808 atendimentos, seja nos cartórios eleitorais de todas as zonas eleitorais do Brasil, seja pela internet”.

“País unido pelo bem, pela concórdia, pelo fortalecimento da democracia. Agradeço a cada um e a cada uma, influenciador ou não, famoso ou não, jovens de todas as idades que participaram e criaram conteúdos nas redes sociais para chamar a atenção de todos”.

“A juventude brasileira foi convocada a participar das eleições, e a resposta foi impressionante. […] Desta vez, o que vimos foi a sociedade brasileira mobilizada pela democracia. Dos 18 aos 80, ninguém disse ‘não’, ninguém abdicou”, afirmou.

Fachin também conclamou os maiores de 70 anos a votar. “Não deixem de fazer valer a sua vontade pelo voto”, disse. O ministro disse que a Justiça Eleitoral “não medirá esforços para realizar eleições limpas, transparentes, com paz e segurança”.

Edson Fachin, Ministro do STF e presidente do TSE. Foto Getty Images

Imprensa

Edson Fachin também ressaltou o papel da imprensa profissional na disseminação de informações.

“Destaco a importância da imprensa livre, respeitada, dos profissionais respeitados, não agredidos, da imprensa livre e do acesso à informação de do poder de exercer seu papel”, declarou.

Por g1