20ª Semana Nacional de Museus começa na próxima segunda-feira com diversas atividades

Foto PMCG

Palestras, mesas redondas, oficinas e exibição de obras audiovisuais estão entre os eventos programados

A partir da próxima segunda-feira (16), começa por todo o País a 20ª Semana Nacional de Museus. Durante a programação do evento, previsto para acontecer até o dia 23, serão oferecidas diversas ações em alguns dos principais museus de Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, o público ainda poderá prestigiar atividades culturais e shows em um sarau promovido pela Prefeitura Municipal, no sábado (21), para celebrar a ocasião.

A ação é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com adesão da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, via Sistema Estadual de Museus. Na Capital, a realização é da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

Como ocorre em todos os anos, a Semana Nacional de Museus vem como um novo tema, e desta vez trabalha “O Poder dos Museus”. Além de valorizar a capacidade das instituições de se reinventarem em momentos de crise, como foi recentemente com a pandemia, a ideia é exaltar o papel de “construtor do futuro” do setor museal, por meio de ações de pesquisa, preservação, conservação, educação e comunicação.

Museu de Arte Contemporânea MS foi recentemente reinaugurado. Foto Bruno Rezende

A programação deste ano inclui palestras, mesas redondas, encontros, oficinas, exibição de obras audiovisuais, exposições, visitas mediadas, sarau e contação de histórias. Oito locais em Campo Grande foram selecionados para receber as atividades: Arquivo Público Estadual de MS, Museu da História da Medicina de Mato Grosso do Sul Dr. Fauzi Adri, Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul, Museu das Culturas Dom Bosco, Museu de Arqueologia da UFMS, Museu de Arte Contemporânea de MS (Marco), Museu José Antônio Pereira e a sede do Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso do Sul. O documento com as agendas completas pode ser acessado clicando aqui.

A Sectur também preparou uma programação especial no Museu José Antônio Pereira. Na terça-feira (17), o City Tour levará crianças atendidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Jardim Aeroporto ao local para que elas participem de visitas guiadas. Os passeios acontecerão durante a manhã e à tarde, levando 57 jovens em cada turno.

No sábado (21), em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), ocorre o 1º Sarau Entardecer no Museu. A abertura será feita pelo grupo musical Galera Pagode 90, e o evento continua com contação de histórias, apresentações de balé e capoeira do Projeto Asas do Futuro e show com Ruan e Graziel. Haverá também venda de artesanatos, opções de gastronomia, realização de pinturas faciais nas crianças, visitas mediadas no museu e a presença do Coletivo Brechó e do espaço de leitura itinerante da Gibiteca.

Encerrando as atividades, no dia 23, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promove a Oficina de Saberes, um encontro que possibilitará o diálogo sobre a construção e a edificação da casa do fundador da cidade. As reuniões acontecerão de 7h às 11h e das 13h às 17h.

Reprodução

Serviço

O Museu José Antônio Pereira, onde acontecerá as visitas do City Tour, o Sarau Entardecer no Museu e a Oficina dos Saberes, fica na Avenida Guaicurus, quase esquina com a Rua Escaramuça, no Bairro Jardim Monte Alegre.

Mais informações sobre a 20ª Semana dos Museus podem ser acessadas pelas redes sociais da Sectur: @secturcg no Facebook e Instagram.