Decoração minimalista para todos os ambientes

O design é limpo, calmo e proposital

Primeiramente, o design minimalista é, muitas vezes, mal interpretado como frio, chato ou impessoal. Mas, na verdade, essa estética simplificada é eficiente e proposital. Ao evitar desordem e ornamentação desnecessárias, as casas minimalistas enfatizam o que é mais importante para o proprietário. Então, usam formas simples, cores discretas e materiais elegantes para obter espaços funcionais e elegantes.

Influenciado pelo movimento utilitário Bauhaus da Alemanha e pela simplicidade dos estilos de design escandinavo e japonês, o design minimalista oferece uma alternativa mais silenciosa para interiores com excesso de acessórios. Logo, ele cria uma atmosfera tranquila em salas de estar ou quartos e dá às cozinhas e banheiros uma aparência limpa e moderna.

Foto Pexels

Embora tenha sido projetado para parecer fácil, a decoração em estilo minimalista é altamente delicada e pode ser difícil de realizar. Saiba mais sobre suas principais características e descubra truques para conseguir um visual clean e minimalista sem abrir mão da personalidade.

Elementos do design minimalista

Foto Matthew Williams

O mantra do minimalismo é “menos é mais”, muitas vezes atribuído ao arquiteto e designer de móveis Ludwig Mies Van Der Rohe. Nesse interim, cada elemento deve ter um lugar e um propósito, o que significa que você não encontrará muitos itens supérfluos ou detalhes decorativos desnecessários em casas minimalistas.

Portanto, a organização inteligente é essencial, e o armazenamento geralmente é simplificado ou oculto para evitar confusão visual. Em móveis e acessórios, linhas limpas e formas simples ajudam a manter um visual aerodinâmico. Mas, o efeito geral de uma sala minimalista é geralmente aberto e arejado, com ênfase na luz natural e muito espaço para respirar.

Além disso, esquemas de cores minimalistas geralmente começam com uma base neutra, mas não se limitam a tons de branco. Neutros, incluindo tons de cinza, preto e madeira, são comumente usados ​​em designs minimalistas. Contudo, com a aplicação certa, tons de rosa, verde e azul podem servir como cores de destaque suaves. Portanto, o segredo é manter a paleta de cores predominantemente monocromática com apenas pequenas variações de tonalidade e tom.

Como decorar em estilo minimalista

Primeiramente, comece com uma base limpa e organizada. Em segundo lugar, remova ou armazene quaisquer itens desnecessários e considere pintar suas paredes em um tom neutro. Em seguida, use a cor da parede como base para seu esquema de cores e incorpore uma cor de destaque ou outros neutros em intensidades variadas para criar um interesse visual sutil. Por fim, opte por cores sólidas e estampas suaves sobre padrões arrojados e marcantes em tapetes, estofados e outras superfícies.

Foto Marco Antonio

Todos os móveis devem ser confortáveis, funcionais e de tamanho adequado para a sala. Mas, se você estiver com pouco espaço, considere móveis com armazenamento oculto ou recursos multifuncionais para economizar espaço.

Além disso, limite os toques decorativos a algumas peças impactantes, como um espelho grande, uma planta de casa escultural ou uma obra de arte abstrata. Por fim, para evitar que um design minimalista pareça muito estéril, incorpore materiais naturais como madeira, pedra, juta, lã e linho para adicionar textura. No geral, o objetivo é um ambiente tranquilo e bem projetado, bonito em sua simplicidade.

Por Decor Style