Crostata de chocolate e ricota

Diferente, saborosa e muito fácil de fazer

Reprodução

Ingredientes

Para a massa brisée

300 g de farinha

30 g de cacau em pó sem açúcar

80 g Açúcar

160 g de manteiga

1 ovo orgânico

Para o recheio

80 g de açúcar de confeiteiro

500 g de ricota

Modo de preparar

Comece por escorrer a ricota: coloque-a em uma peneira, coloque uma tigela sob ela e leve à geladeira por pelo menos 45 minutos.

Agora comece a preparar a massa brisée: coloque a farinha na superfície de trabalho.

Adicione o açúcar e a manteiga em pedaços pequenos e amasse vigorosamente com as mãos.

Por fim, adicione o cacau peneirado com um coador. Amasse vigorosamente com as mãos até obter uma massa lisa. Forme uma bola de massa, envolva-a em película aderente e deixe repousar no frigorífico durante pelo menos 30 minutos para compactar.

Retire a massa da geladeira e abra-a com um rolo na superfície de trabalho enfarinhada. Se quiser, reserve um pouco de massa brisée para formar tiras na superfície da torta. Coloque a massa brisée em uma forma circular de 22-24 cm de diâmetro, previamente untada e enfarinhada. Fure o fundo da torta com os dentes de um garfo.  Para um bom resultado asse a massa em branco, antes do colocar o recheio, levando-a a assar em forno a 180°C, por uns 10 minutos, até que o fundo fique ligeiramente dourado. Assim a base ficará bem cozida. Deixe esfriar um pouco antes de colocar o recheio.

Agora prepare o recheio.

Coloque a ricota escorrida em uma tigela, adicione o açúcar de confeiteiro peneirado e misture com uma colher.

Despeje o recheio de ricota na massa brisée e nivele bem o recheio. Se você deixou um pouco de massa de lado, faça tiras e corte-as com uma carretilha de massa. Espalhe as tiras de massa sobre a torta, formando uma espécie de grade. Asse a torta em forno preaquecido a 180 graus por cerca de 40 minutos. Verifique o cozimento e, se a massa não estiver completamente cozida, continue cozinhando por mais 5 minutos. Deixe esfriar completamente antes de cortar e servir.

Se não fez o acabamento em grade basta decorar com raspas de chocolate amargo.

Por Receitas sem Fronteiras