Seminário debate o combate ao feminicídio em Mato Grosso do Sul

É preciso denunciar todo tipo de violência contra a mulher. Foto Pexels

Evento será realizado no auditório da Governadoria a partir das 13 horas

Nesta quarta-feira (1º) será lançada oficialmente a “Campanha Estadual de Combate ao Feminicídio”, por meio do “Seminário de Combate ao Feminicídio”. Na ocasião a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) divulgará a 3ª edição do Mapa do Feminicídio, analisando as 34 mortes ocorridas no Estado, no ano de 2021.

“O evento terá como objetivo discutir o feminicídio como a maior violação de direitos humanos das mulheres, divulgar os serviços e os mecanismos legais de proteção à mulher em situação de violência e as formas de denúncia. Por meio de painéis temáticos e com convidadas que atuam diretamente com o tema”, explica Rosana Leal, subsecretária da SPPM.

A Lei nº 5.202, de 30 de maio de 2018, instituiu no calendário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul o dia 1º de Junho como “Dia Estadual de Combate ao Feminicídio”, iniciando a “Semana Estadual de Combate ao Feminicídio”. A data lembra a morte da jovem Isis Caroline, ocorrida em 1º de junho de 2015 e tida como o primeiro caso de feminicídio registrado no Estado, após a vigência da Lei 13.104/2015.

Programação

A primeira-dama do MS, Luciana Azambuja, participa do Seminário.
Foto Edemir Rodrigues

O evento acontece das 13h às 17h e será dividido em dois painéis cujos temas são:

Painel 1 – “Aspectos da Lei 13.104/2015: história, alterações legislativas e políticas públicas”, com a participação da Advogada criminalista Andrea Flores, Defensora Pública Thais Dominato e a advogada especialista em direito das mulheres Luciana Azambuja.

Painel 2 – “Fatores de risco relacionados ao feminicídio em contexto no Mato Grosso do Sul”, com a Delegada Elaine Benicasa, a Promotora de Justiça Luciana Rabelo e a Juíza Helena Coelho.

Por Jaqueline Hahn Tente/Secic – GovMS