Elas são ideais para sua decoração

Veja as espécies de plantas que são tendência no universo da decoração

Desde o início da pandemia, quando as pessoas passaram a precisar ficar mais tempo em casa, muitos acabaram enjoando da decoração do próprio lar e decidiram tentar deixar os cômodos mais vivos. Para isso, houve quem optasse por animais, mas também aqueles que adotaram plantas e flores para ajudar na decoração.

E, para quem acabou de entrar no universo verde, pode ser interessante acompanhar as tendências que surgiram nos últimos tempos e se inspirar cada vez mais para decorar a casa ou apartamento com lindas espécies de plantas.

Bromélias

Foto Shutterstock

Essa planta é uma ótima alternativa para quem está procurando dar um up nos jardins, canteiros e também nas varandas de apartamentos. Além de serem delicadas e fáceis de manter, possuem um visual exótico e conseguem deixar qualquer cômodo mais vivo.

Por isso, Julio Sousa, biólogo e paisagista, explica que as bromélias são uma ótima opção para quem quer um visual “diferentão” no décor. “Seu visual é exótico e cheio de cores destaca o ambiente onde são inseridas, seja em vasos decorativos, jardim vertical ou até mesmo em paginação de canteiros”, explica.

Segundo Julio, é mais que possível usar a bromélia na tendência de “urban jungle” (floresta urbana, em tradução livre). Porém, é preciso cuidar adequadamente da planta para ela oferecer uma atmosfera mais viva e colorida. “Para que fiquem com aspecto vistoso e saudável, sugiro regá-las frequentemente na parte central. Já nas folhas, aconselho apenas borrifar quando o tempo estiver mais quente. É preciso sempre observar suas características, então se suas folhas estiverem escuras é sinal de que elas precisam de luminosidade, e nessas horas elas estarem em vasos decorativos facilitam seu transporte. Em relação ao solo, elas gostam bastante que ele não seja compactado, então gosto de utilizar a casca de pinus, que ajuda o substrato ficar leve”, esclarece.

Peperômia

Foto Shutterstock

Quer deixar sua casa bem verde mesmo? Então as peperômias são as plantinhas que vão mudar o visual da sua residência. Essa é uma espécie de origem tropical, podendo ser usada no seu jardim sem medo. Além disso, a paisagista Fátima Costa explica que é possível uma composição harmônica, aconchegante e elegante ao aderir à peperômia em casa.

“São as folhas desiguais que tornam essa planta tão bonita e interessante para usar na decoração de casa — principalmente em ambientes com decoração clean”, clarifica.

Graças à folhagem gordinha, pronta para armazenar água, a peperômia consegue suportar a estiagem e não precisa de tanta rega para sobreviver. Ou seja, além de resistente, a peperomia-obtusifolia é uma opção versátil se a sua selva for compartilhada com crianças e animais de estimação, sendo que ela não possui substâncias tóxicas.

Plantas pendentes

Foto Shutterstock

Também é uma ótima ideia apostar nas jiboias e samambaias, viu? Para isso, o arquiteto Angello Marques e o paisagista Renato Brito sugerem se inspirar em um conceito de oásis em meio a cidade com ráfia, bromélias e plantas pendentes no geral.

É possível utilizar a samambaia hilli, calicia, jiboia pendente branca, jiboia pendente prateada, jiboia pendente amarela, véu de noiva e tostão esmeralda em casa. Assim, essa é a hora de soltar a criatividade e usar e abusar das plantas pendentes.

Asplênio

Foto Shutterstock

Essa planta é a prima oriental da samambaia e possui folhas longas, inteiras e brilhantes. A planta gosta de calor e umidade, mas não resiste ao sol direto nas folhas e nem ao frio. O ideal é mantê-lo em um local com luz difusa, indireta.

Pleomere

Foto Shutterstock

Outra dica de planta para a decoração dos ambientes é a da arquiteta Viviane Bouzada, que já usou a pleomere para dar um tchan em seus projetos. A planta vistosa, cujas folhas são coriáceas (com consistência semelhante ao couro), laminadas e onduladas, não tolera baixas temperaturas e ambientes mal iluminados. Assim, se for usá-la, é necessário colocá-la em pleno sol, viu?

Por Alto Astral