Como ter uma horta em casa usando apenas 1m² do seu quintal

Saiba que voce pode fazer isso de uma forma simples e prática

Voltou de uma viagem para o interior e ficou mal acostumado com todos os alimentos frescos à disposição? Com um sistema originário do Serviço de Parques de Lima (SERPAR), no Peru, é possível aprender a como cultivar hortas caseiras com o espaço disponível dentro de casa.

Ocupando apenas um metro quadrado e ainda deixar de consumir vegetais, temperos e ervas que possuem resíduos de agrotóxicos – caso da maioria dos que são comercializados no Brasil, como a Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) mostrou em uma pesquisa, em 2011.

Como fazer

Foto Canva Studio

Perfeita para pequenos espaços em seu quintal, a horta é suficiente para prover a quantidade de legumes ingerida diariamente por uma pessoa durante um mês. Para fazê-la, basta dividir um metro quadrado de terra em 16 quadrados de mesmo tamanho (25 centímetros quadrados). Então é só plantar, em cada quadradinho, uma variedade diferente de erva ou legume.

No entanto, alguns cuidados são necessários. As plantas maiores devem ficar nas fileiras de trás e as menores, nas fileiras da frente, assim a luz solar chega para todas. As plantas verticais, como os tomates, devem ser penduradas em uma estrutura de suporte – que deve ser instalada em uma das “linhas” da horta (tubos de ferro, de PVC ou outros itens reutilizados podem compor a estrutura), amarrando-as para que suportem o peso.

A manutenção é tranquila, pois qualquer pessoa consegue alcançar facilmente todo o espaço da plantação sem que plantar, regar e colher se tornem grandes trabalhos. A altura da horta chega, no máximo, à cintura de uma pessoa (o que facilita a vida de deficientes físicos).

A rotação de cultivos é automática. Por exemplo: um cultivo que leva mais tempo, como o do tomate, pode ser plantado entre outros cultivos de colheita rápida e que serão colhidos antes que a planta precise de mais espaço.

Veja abaixo quais alimentos podem ser cultivados

Plantas pequenas

Foto Pixabay

Plantas grandes

photo of red chillies
Foto Pixabay

Plantas verticais

fresh tomatoes in macro photography
Foto Son Tung Tran

Existem também outros modelos de horta em casa que você pode escolher, como a horta vertical. Esse modelo é ótimo para quem tem pouco espaço e as paredes livres. O ideal é que a altura da horta seja compatível com a sua altura, para favorecer a manutenção. Além disso, para garantir um bom desenvolvimento das plantas, é necessário se atentar à disponibilidade de luz solar e do espaço entre um andar e outro.

Por eCycle