Apple CarPlay: veja como pode ser o futuro painel de instrumentos do seu carro

Os novos veículos que terão compatibilidade com a próxima geração do CarPlay devem ser lançados nos últimos meses de 2023

A Apple revelou detalhes do novo sistema iOS 16, que começará a ser disponibilizado para os usuários da marca no final de 2022. Mas o que isso tem a ver com os carros? Algumas coisas, afinal, grande parte dos modelos atualmente são oferecidos com o sistema Apple CarPlay, compartilhando informações entre o smartphone e o veículo na central multimídia.

Com a atualização do sistema devem vir algumas novidades, como a possibilidade de alterar a temperatura do ar-condicionado, passar as músicas, verificar nível de combustível e outras funções sem haver necessidade da tela do CarPlay estar sendo exibida.

De acordo com a empresa da maçã, o software poderá até substituir o painel de instrumentos digital, que tradicionalmente fica atrás do volante. Os novos veículos que terão compatibilidade com a próxima geração do CarPlay devem ser lançados nos últimos meses de 2023.

Da ficção científica direto para o seu carro. Reprodução

A Apple confirmou que várias montadoras já estão trabalhando em conjunto com a marca norte-americana para o aprimoramento do sistema nos carros. Entre as fabricantes já anunciadas estão Acura, Audi, Ford, Honda, Infiniti, Jaguar, Land Rover, Lincoln, Mercedes-Benz, Nissan, Porsche e Volvo.

Mesmo em carros com mais de duas telas, a expectativa é de que o novo CarPlay faça uma integração total para os usuários do veículo, ampliando o entretenimento para todos os passageiros.

Outros detalhes do novo Apple CarPlay devem ser revelados quando a marca apresentar o novo iPhone, neste segundo semestre de 2022. O iOS 16 está previsto para ser disponibilizado antes nos celulares, sendo compatível a partir do iPhone 8.

Quando o Apple CarPlay foi lançado?

O sistema Apple CarPlay foi apresentado em março de 2014 no Salão de Genebra, na Suíça. Este foi um dos primeiros passos da Apple no trabalho com as fabricantes de automóveis e, aos poucos, tanto ele quanto o sistema Android Auto viravam aplicativos essenciais para os carros.

Por iCarros