O emprego dos sonhos está logo ali. Veja como conseguir

Foto Canva Studio

O que mais se procura hoje em dia são empregos que proporcionem um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Quem nunca sonhou com o emprego dos sonhos? No entanto, entre sonho e realidade parece que existe um gap grande demais para superar. Calma, nós podemos ajudar com isso! Conversamos com Jean Patrick, master coach e treinador comportamental para descobrir o passo a passo na busca pelo seu trabalho ideal.

Com a pandemia de coronavírus, o crescimento do home office e, principalmente, o boom de doenças mentais, o que mais se procura hoje em dia são empregos que proporcionem um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Ao mesmo tempo, essas oportunidades não têm sido fáceis de achar.

“Devido às demandas intensas de empresas por metas agressivas e a busca por resultados, muitos não conseguem encontrar um lugar que proporcione esse equilíbrio, e condições como esta levam a grandes perdas pessoais, desde tempo com filhos, familiares, amigos até, é claro, perdas significativas de saúde e qualidade de vida”, explica o profissional.

Exercício prático: entenda o seu emprego dos sonhos

Certo, mas, diante de tudo isso, como podemos saber, de verdade, qual o nosso emprego dos sonhos? Jean passa um exercício prático, que você pode fazer agora mesmo:

concentrated latin american lady writing information in notepad near netbook
Foto Liza Summer

Pegue uma folha de papel em branco e faça uma linha divisória ao meio.

De um lado faça uma lista com tudo aquilo que caracteriza o emprego dos sonhos para você

Do outro lado, faça o oposto: escreva o que não seria o trabalho dos sonhos

Volte para a primeira lista e, dos pontos listados, selecione pelo menos 5 que você não abre mão

Em seguida, vamos para uma segunda etapa, dessa vez fazendo uma autoavaliação.

Novamente, pegue uma folha de papel em branco

Liste as competências comportamentais que você sabe que desenvolveu bem ao longo do tempo (por exemplo: resiliência)

Faça uma segunda lista com aquelas que você pode desenvolver para estar mais bem preparado para o ambiente de trabalho – e vá atrás de desenvolvê-las!

Como conseguir o emprego dos sonhos?

Muito bem, com as suas listas em mãos, vamos ao passo a passo:

Tenha clareza sobre o que você quer

Aqui, vale o reforço: antes de partir para a busca propriamente dita é importante você definir o que quer quando o assunto é a sua carreira. Ter clareza sobre os seus objetivos profissionais e pessoais é essencial, já que serve como um balizador na hora de tomar decisões a respeito da sua vida profissional.

Comece a busca… com propósito

“Procure um lugar que esteja alinhado com seus valores pessoais e com o que você espera de uma convivência no ambiente de trabalho, pois isso impacta diretamente em todas as áreas de sua vida”, explica Jean.

Aprenda a usar o LinkedIn

Foto Canva Studio

Existem, hoje, plataformas que podem ser muito úteis na busca por um emprego que esteja de acordo com o que você quer. O LinkedIn, por exemplo, serve como uma excelente ferramenta de pesquisa para detectar o lugar que está mais alinhado com o que você deseja. Ali, ações dessas empresas e da sua cultura ficam bastante claras, basta dedicar tempo para pesquisar e aprender sobre elas.

Ative o seu networking

A sua rede de contatos é e sempre será essencial ao longo da carreira. “O lado extremamente positivo do networking é você aproveitar essa conexão para descobrir mais sobre a empresa, as práticas do RH, os modelos de liderança e sobre o dia a dia no trabalho”, diz o master coach. 

Além disso, é a partir do networking que você pode conseguir indicações para vagas nas suas empresas dos sonhos – desde que você tenha uma boa relação com essas pessoas!  

Foto Canva Studio

Dê espaço para as soft skills

Soft skills são aquelas habilidades não quantitativas, como a comunicação clara e a capacidade de trabalhar em equipe. Cada vez mais elas serão importantíssimas para o mercado de trabalho, por isso, um bom currículo conta com uma lista das competências comportamentais que você desenvolveu ao longo do tempo.

“Habilidades como resiliência, trabalho em equipe, adaptabilidade, protagonismo e foco, entre outras, são competências comportamentais muito bem vistas pelos RHs em um processo seletivo”, explica.

Por Boa Forma