Aprenda a escolher o melhor colchão para comprar

Com tantas opções e tecnologias, às vezes é difícil descobrir qual é o tipo mais adequado para você

É consenso que o sono desempenha um papel vital para saúde e bem-estar. E um bom colchão é parte fundamental desse processo, visto que quando se tem um sono de boa qualidade a cada noite, a pessoa tende a acordar com as energias recarregadas.

Mas com tantas opções e tecnologias diferentes de colchão, às vezes, é difícil descobrir qual é o tipo mais adequado. Por isso, Theresa Schnorbach, que é psicóloga especializada em terapia cognitiva comportamental para insônia e cientista do sono na Emma Colchões, preparou um guia simples com as principais dicas para iniciar a busca pelo melhor colchão.

“O sono é um impulsionador do humor natural. Pensar em dormir (pelo menos 7-9 horas por noite) é como recarregar uma bateria. Quando a bateria está totalmente carregada, ela tem energia positiva e a pessoa tem a motivação que precisa para ter um bom desempenho em todas as áreas da vida”, explica a especialista.

Descubra os tipos de colchão

bed with soft orthopedic mattress in bedroom
Foto Max Vakhtbovych

De forma geral, existem 4 tipos de colchão e cada um deles possui características distintas.

Colchão de espuma

A espuma de poliuretano (PU) é o material mais comum utilizado na indústria de colchões há décadas. Um bom colchão de PU deve ter a capacidade de distribuir uniformemente a área de pressão e ajudar o alinhamento da coluna vertebral. No entanto, vale a pena investir em produtos com tecnologia que ajudam a dissipar o calor, como a Airgocell®, que absorve a umidade e mantém o ar fluindo através do colchão, tornando as noites mais frescas.

Dentro dessa categoria, há ainda os colchões de espuma de memória. Esse material pode ajudar a aliviar a pressão e elimina grande parte da vibração do companheiro de cama ao mudar de posição. Além disso, esse tipo de espuma toma a forma do corpo e dá uma sensação de estar acolhido e aconchegado.

Colchão de molas

Muito popular, essa tecnologia oferece mais resistência, facilitando a movimentação durante o sono. No entanto, também apresenta mais vibrações que os colchões de espumas tradicionais. Ou seja, isso pode evitar que tenha o descanso de qualidade que precisa se for uma pessoa que se movimenta muito durante a noite.

Colchão híbrido

Combina o melhor dos dois mundos com uma mistura de molas e espuma de memória. A combinação remove a sensação de “afundamento” que é predominante nos colchões de espuma de memória para que possa sentir como se ficasse em cima do colchão. Os híbridos também dão o mesmo suporte e alívio da pressão que normalmente é encontrada na espuma de memória, enquanto permite uma movimentação mais livre durante a noite, já que requer menos energia pelo fato de o indivíduo estar deitado em cima do colchão em vez de afundar.

Identifique a posição de sono

alone bed bedroom blur
Foto Pixabay

A cientista explica ainda que a posição pode influenciar tremendamente a qualidade do sono se estiver deitado no tipo errado de colchão. Pessoas que dormem de lado precisam de uma superfície macia ao mesmo tempo que ofereça firmeza.

Já quem dorme de bruços terá uma noite muito mais relaxante em um colchão mais firme porque desta forma o rosto não afunda muito na espuma e também mantém as costas e pescoço permanecem em alinhamento.

Geralmente, pessoas que dormem de barriga para cima preferem o meio termo, ou seja, um colchão que dê algum suporte ao mesmo tempo em que seja macio o suficiente para sua coluna ficar no alinhamento correto.

young woman in straitjacket sitting on mattress
Foto Alena Shekhovtcova

Teste, teste, teste

O corpo pode precisar de alguns dias até várias semanas para se acostumar com um colchão novo. Por isso, deve ser testado por um período mais longo. “Testar produtos na loja é um bom começo, mas você geralmente não testa o colchão nas mesmas posições em que você realmente dorme. Testá-lo ao longo de muitas noites em sua vida cotidiana é, portanto, mais crucial para tomar uma decisão informada”, explica Theresa.

Selos e certificações

Institutos independentes, como Proteste, Best Buy Wich?, entre outros, testam a qualidade do produto, incluindo colchões em muitas categorias diferentes. Os resultados dos testes podem ajudar a tomar uma decisão, pois eles consideram uma ampla gama de critérios diferentes e são baseados em uma avaliação neutra.

Prefira materiais respiráveis

Ao tomar a decisão de compra é muito importante considerar as propriedades reguladoras de temperatura de um colchão, pois isso pode afetar a qualidade do sono. O início do sono geralmente coincide com uma queda na temperatura corporal à medida que o corpo humano libera qualquer excesso de calor. Consequentemente, materiais respiráveis são importantes para criar um clima ideal para dormir.

Foto Canva Studio

“Um estudo recente demonstrou que as pessoas que dormiam em um colchão que regulava a temperatura tinham ciclos de sono mais regulares e pronunciados do que as pessoas que dormiam em um colchão convencional. Essas pessoas também experimentaram mais fases de sono profundo na segunda metade da noite”, destaca a psicóloga.

A pesquisadora explica ainda que durante as fases de sono profundo, o corpo está muito relaxado e a respiração e batimentos cardíacos diminuem. É justamente nesta fase que o corpo e o sistema imunológico se regeneram, hormônios de crescimento são liberados e fatos são armazenados no cérebro.

Sendo assim, a tampa do colchão deve, portanto, ser leve e respirável e ser capaz de liberar umidade rapidamente. Por razões de higiene, também deve ser lavável.

Por Decor Style