Aprenda a cuidar bem do seu jardim durante o inverno

É necessário cuidado redobrado para que as plantas continuem crescendo de forma saudável

As características da estação mudam o comportamento das plantas e, por isso, é necessário cuidado redobrado para que o jardim e a horta continuem crescendo de forma saudável e com vida até a chegada da primavera.

Os cuidados diários exigem atenção, afinal, os ventos fortes e a falta do sol trazem dificuldades que precisam ser modificadas ao longo da estação mais fria do ano. Com menos luz, grande parte das plantas hibernam, o que significa que estão economizando energia para conseguir florescer na estação seguinte.

Para entender melhor sobre os cuidados necessários durante a estação, Rafael Pelosini, CEO e fundador da startup de agricultura urbana Yes We Grow, separou algumas dicas para auxiliar neste momento:

A melhor maneira de regar

Foto Decor Style

O primeiro passo é modificar a rotina de rega, que deve ser consideravelmente menor nesse período. Com temperaturas mais baixas, a umidade tende a permanecer mais alta, e, se houver excesso de água, pode provocar o apodrecimento da raiz e folhas, possibilitando até o surgimento de pragas ou fungos. Ao longo da estação, indica-se regar o jardim nas primeiras horas da manhã, caso contrário com a rega no período noturno a água ficará acumulada nos pratos.

Poda

Foto Decor Style

Apesar dos prejuízos apresentados pelo inverno, a época é propícia para a realização de poda, que pode ser feita no final da estação. Com o período de dormência, as plantas se potencializam para o crescimento próximo da primavera. Afinal, estarão favoráveis para a distribuição de nutrientes com a chegada de temperaturas mais quentes. Essas ações costumam direcionar a planta como você deseja que ela se comporte, resultando em frutos de maior qualidade e flores mais vivas e bonitas.

Adubação

Foto Decor Style

Já sobre adubação, indica-se que seja realizado de três em três meses, para que exista a manutenção nutricional necessária. Para isso, o bokashi é o mais completo e eficiente adubo natural que oferece nutrientes necessários para manter plantas e terra saudáveis.

De olho nos dias mais frios do inverno

Com a possibilidade de geadas, as plantas que são de ambientes externos precisam de mais atenção. Portanto, Rafael Pelosini indica uma cobertura nas plantas nestes dias, isso pode ser feito com uma lona que protegerá termicamente o jardim. Mas, recomenda-se retirar a lona antes do sol nascer. Contudo, plantas menores e com a possibilidade de mudança de local, recomenda-se que os vasos fiquem dentro de casa.

Por DecorStyle