Dados da Brasscom indicam que Brasil forma pouco mais de 53 mil profissionais por ano
Um mercado que está em alta no Brasil é o setor de tecnologia. O motivo é que faltam profissionais qualificados para atuar nesse meio. De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), em cinco anos serão criados quase 800 mil novos postos na área tecnológica.
Ainda de acordo com a associação, o Brasil forma pouco mais de 53 mil profissionais de tecnologia por ano, o que deve abrir um déficit de 532 mil pessoas para trabalhar na área. Embora o setor esteja crescendo mundialmente, muitas pessoas ainda enfrentam dificuldades para usar alguns recursos tecnológicos.
O presidente da Brasscom comentou sobre o fato de o país ainda não ter se consolidado no setor da tecnologia: “A gente se pergunta por que o Brasil ainda não colapsou em termos da falta de talentos. A gente viu durante esse período, principalmente o período pandêmico, o surgimento de várias ofertas de capacitação”, comentou Sergio Paulo Gallindo.
O presidente da associação disse ainda que também há outras barreiras que precisam ser derrubadas: “Setenta e cinco por cento dos profissionais de tecnologia são homens brancos. Então a gente precisa também trabalhar esses aspectos psicossociais para que a gente tenha uma formação equitativa à demanda, e sendo equitativa na demanda a gente aumenta o nosso parque”, explicou.
Por Bola Vip