Plantas com flores que trazem alegria para dentro de casa

Uma ótima opção para se reconectar com a natureza e manter a casa naturalmente perfumada

Estamos no auge da primavera e nada melhor do que contar com plantas com flores para aumentar a sensação de alegria dentro de casa. As opções vão muito além do clássico vasinho de violeta ou da elegante orquídea.

As folhagens estão em alta e levam o estilo urble jungle” para dentro da residência. No entanto, as flores coloridas e com diferentes formatos representam uma ótima opção para se reconectar com a natureza e manter a casa naturalmente perfumada.

Além de deixar os ambientes coloridos e alegres, as plantas que florescem dentro de casa contribuem com a saúde mental e emocional dos moradores. Elas reduzem o estresse, melhoram o humor, estimulam a criatividade e proporcionam satisfação com a vida. Além disso, algumas espécies são capazes de purificar o ar.

A proposta não é decorar a casa ou o apartamento com flores de corte – que são lindas no início, mas morrem em poucos dias. Nosso objetivo é apresentar nomes de plantas com flores que se adaptam aos ambientes internos. Confira!

Orquídea

Reprodução

Sofisticadas, charmosas e encontradas em diferentes cores, as orquídeas são cultivadas dentro de casa em todos os cantos do mundo. O ideal é que você ofereça condições de luz indireta e regas sempre que o solo estiver seco.

Medinilla Magnífica

Foto Canva Studio

Originária das Filipinas, esta planta surpreende com suas flores ornamentais, que lembram uvas cor-de-rosa. Para cultivar a espécie dentro de casa, escolha um espaço que simula as condições do habitat natural, ou seja, clima quente e úmido, com um pouco de sombra.

Antúrio

Foto Canva Studio

O antúrio é uma planta perfeita para cultivar dentro de casa, que pode ser encontrada em diversas cores, como vermelho, branco, vinho e até mesmo preto. Ele gosta de receber luz solar direta, portanto, deixe o vaso perto de uma janela ou na sacada do apartamento. 

Vale lembrar, ainda, que diferente de outras plantas com flores, o antúrio gosta de receber borrifadas de água durante dias secos.

Flor-da-fortuna

Foto Canva Studio

Responsável por atrair prosperidade dentro de casa, a flor-da-fortuna pode deixar o seu apartamento mais colorido.

Também chamada de Kalanchoe, esta suculenta que floresce gosta de luz natural, mas não sol direto. Além disso, ela prefere um solo seco, portanto, cuidado para não exagerar na frequência das regas.

Violeta-africana

Foto Canva Studio

Quando se fala em plantas com flores roxas, aqui temos uma escolha óbvia: a violeta-africana. Você pode colocar um vasinho no parapeito da janela ou em qualquer outro ambiente interno bem iluminado. 

Tenha muito cuidado com as flores pequenas e aveludadas, pois elas não gostam de receber água. Então, regue apenas o solo da sua violeta.

Tillandsia

Foto Canva Studio

Se você não tem muito tempo para cuidar de plantas, a Tillandsia é uma boa escolha para cultivar. Suas flores ornamentais geralmente aparecem na primavera e no outono, com duração de 10 semanas.

Lírio da Paz

Foto Canva Studio

O lírio da paz é uma das espécies de plantas mais vendidas do Brasil. Tanto apreço se deve às facilidades no cuidado. Você pode cultivar a planta dentro de casa, em áreas sombreadas. 

O florescimento ocorre duas vezes por ano, de janeiro a março e de julho a setembro. Recomenda-se regas moderadas e temperaturas amenas, entre 20 e 27 graus.

Jasmim

Foto Canva Studio

Entre os tipos de plantas com flores que você pode ter dentro de casa, considere o jasmim. Nos meses de inverno, as pequenas flores brancas alegram o ambiente e transmitem uma sensação de paz. Além disso, elas liberam um delicioso perfume. 

Mantenha o seu jasmim em um local fresco e bem iluminado. 

Gerânio

Foto Canva Studio

Gerânio é uma planta resistente, fácil de cuidar e que se adapta bem às condições de ambientes internos. Suas flores são coloridas e podem ser encontradas em diferentes tonalidades, como branco, vermelho e rosa.

O vaso com gerânio deve receber sol direto por pelo menos 6 horas por dia. Já a iluminação artificial deve ocorrer por, no mínimo, 14 horas por dia. Não exagere nas regas, afinal, esta planta prefere um solo drenado e leve.

Amarílis

Foto Canva Studio

A amarílis produz flores em forma de trombeta, geralmente no final do inverno e no início da primavera. É possível encontrar exemplares da espécie nas cores vermelho e branco.

Como se trata de uma planta tropical, é recomendado garantir a ela uma exposição ao sol de 6 horas por dia. Já as regas devem ser moderadas e aumentadas apenas na temporada de floração.

Por Casa e Festa