Plantas que florescem o ano todo

Preencha seu canteiro ou quintal para um visual atraente de janeiro a janeiro

Quem não quer plantas com flores bonitas e folhas verdes? Grandes exibições florais dão ao seu jardim uma cor de arregalar os olhos na primavera e no verão, enquanto a folhagem perene oferece uma constância durante todo o ano.

Conheça alguns dos tipos que florescem o ano todo!

Rododendros

Foto Pixabay

As flores de rododendro podem vir em várias cores, incluindo lavanda, branco, rosa e um tom avermelhado. Suas folhas perenes são valorizadas quase tanto quanto as flores e podem ser bastante grandes. ‘Cynthia’, uma cultivar do arbusto de rododendros Catawba, têm 15 cm de comprimento. Cultive-o em pleno sol a sombra parcial.

Azaléia

Reprodução

O gênero rhododendron inclui também azáleas. Apenas alguns destes últimos são perenes, um magnífico exemplo é a espécie Stewartstonian.

O que é tão bom sobre este tipo é que ele oferece beleza durante três estações do ano: flores vermelhas na primavera, folhagem vermelha no outono e folhas verdes nos meses de inverno. A planta atinge de 1,2 m a 1,5 m de altura, com uma propagação semelhante.

Louro da Montanha

Foto String Fixer

A folhagem ininterrupta pode proporcionar um interesse visual fabuloso mesmo quando não está mais presa à sua planta.

Os entusiastas amam a espécie por oferecer galhos verdes (folhas largas ou agulhadas) para fazer guirlandas e outras decorações de Natal. Eles aparecem em grandes aglomerados no final da primavera. Os botões de formato incomum são de uma cor mais escura do que as flores abertas (que geralmente são brancas ou rosa claro).

Andromeda

Reprodução

Pieris japonica, outro nome dado a andromeda, é um arbusto que floresce no início da primavera. Sua nova folhagem é laranja-bronze. Cultivares foram desenvolvidos com novas folhas que são de um vermelho brilhante.

Mesmo durante o inverno, Pieris japonica oferece: botões de flores vermelhas, antes de se abrirem para se tornarem cachos pendurados de flores brancas, e folhas verdes. Gosta de sombra parcial e pode chegar de 1,8 a 82,4 m de altura, com uma propagação semelhante.

Charneca da Inverno

Foto String Fixer

Erica carnea e seu híbrido, erica x darleyensis (que demanda pleno sol), são pequenas plantas que oferecem “flores” rosa por meses a fio. O truque aqui é que elas possuem sépalas de longa duração, em vez de pétalas de curta duração.

Charneca de Inverno não é apenas um gênero (Erica Carnea), mas também uma família. Erica, Rhododendron, Kalmia e Pieris pertencem a esta grande família de plantas com flores perenes. Mas em comparação com as outras três, as folhas, aqui, são bastante parecidas com agulhas. Esta família adora solos ácidos.

Daphne

Foto Cool Plants

Daphne x burkwoodi é tecnicamente apenas semi-perene, mas compensa por ser variegada. As flores são muito perfumadas, brancas a rosa claro, tubulares e crescem em cachos em sol a sombra parcial.

Amamélis

Foto Guia de Como Plantar

Aqui, os invernos não são muito rigorosos. Suas flores são rosa-choque, mas é mais conhecida por suas folhas tingidas de vinho e galhos arqueados.

Vinca Minor

Foto David Beaulieu

Uma videira de floração azul, é valorizada como cobertura do solo para sombra, onde suas folhas largas e verdes sempre ficarão bonitas. Antes de plantá-lo, verifique, no entanto, se é invasivo localmente.

Flox rastejante

Foto Vecteezy

A flox rastejante é uma cobertura vegetal perene que precisa de sol pleno. Esta planta apresenta pequenas folhas e é cultivado mais por sua cor e número de flores – podem exibir tons rosa, vermelho, rosa, branco, azul, roxo, lavanda ou bicolor.

Iberis sempervirens

Foto Proven Winners

Tecnicamente um subarbusto, a maioria dos jardineiros trata iberis sempervirens como uma planta perene. Brancas, com tons de lavanda, você pode podar para manter novas folhas verdes chegando.

Rosa Quaresmal

Reprodução

Helleborus orientalis é uma espécie com folhas brilhantes, coriáceas e perenes. As flores vêm em uma variedade de cores, incluindo roxo, rosa, amarelo, verde, azul, lavanda e vermelho.

Fonte TheSpruce