Prefeitura de Campo Grande vem atuando efetivamente para fomentar sistemas sustentáveis de produção de alimentos
Ter um prato de comida colorido e diversificado na mesa diariamente tem sido uma luta para muitos brasileiros. De acordo com o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 publicado este ano, mais de 33 milhões de brasileiros convivem com a insegurança alimentar.
Trabalhar por mais justiça social e garantir alimentos saudáveis na mesa das famílias passou a ser prioridade de muitos governos. A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, vem atuando efetivamente para fomentar sistemas sustentáveis de produção de alimentos.
Um dos projetos que tem tido sucesso e garantido a diversificação de alimentos para muitas famílias é a implantação de hortas na região urbana. Somente no Distrito de Anhanduí, a horta comunitária implementada na Subprefeitura garante a melhoria na alimentação de mais de 80 famílias.
“Eu integro a equipe da Subprefeitura de Anhanduí e desenvolvo o projeto de horta comunitária. Aqui já temos algumas plantas. Não são só verduras, aqui as pessoas buscam esperança de dias melhores, de um alimento saudável. Elas levam amor para as casas delas e isso é algo muito bom”, diz Adriana Cristiane de Almeida.
A servidora que atua no projeto há cerca de um ano, conta que nunca pensou em trabalhar com agricultura, mas o sorriso de quem recebe o alimento a transformou. “Eu nunca havia pensado em desenvolver esse trabalho, não tinha talento para isso ou não sabia. Mas quando eu comecei a trabalhar aqui e me ofereceram essa oportunidade comecei a mexer na terra e tem dado certo. Aprendi a importância de lidar com a agricultura, aprendi a adubar, a plantar e hoje tenho aqui um apoio para muitas famílias em vulnerabilidade”, complementa.
Agrônoma da Sidagro, Letícia Patrícia de Castro Barbosa, explica como o projeto foi desenvolvido. “A equipe aqui da Subprefeitura nos procurou para verificar a possibilidade da instalação da horta comunitária. A partir de então fizemos o levantamento da área e verificamos a viabilidade da instalação. Aí começamos a parte de assistência técnica. Primeiramente fizemos um curso de capacitação para os funcionários aqui da Subprefeitura para que eles entendessem os processos que envolvem a implantação de uma horta, depois nós providenciamos o material para a implantação (como insumos e mudas para fazer os canteiros) ”, enumera.
Letícia Patrícia revela que procedimento pode ser feito em qualquer espaço urbano. “Pessoas que tem o interesse em plantar uma horta comunitária ou até comercial, podem nos procurar na Sidagro para inscrever as suas áreas e após uma vistoria e constatação de viabilidade, a horta será instalada”, diz.
Para o subprefeito de Anhanduí Ernesto Francisco dos Santos o projeto veio ao encontro de todo o trabalho realizado no Distrito. “Como é bom ter projetos que dão certo. A população ganhou um complemento na sua alimentação e nós só temos a agradecer a Sidagro e a prefeita Adriane Lopes que nos presenteou com esta horta comunitária”, diz.
Somente em 2022, a Sidagro implementou 29 hortas. Foram entregues mais de 93 mil mudas, nas hortas implementadas e nas que já estavam em funcionamento. Também foram doados 60 toneladas de adubos e promovidas oficinas de capacitação de manejo com a terra.
Para o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, o projeto resgata a cultura rural no espaço urbano ampliando o acesso ao alimento da população. “Por meio do estímulo à produção e o consumo de hortaliças garantimos o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAA) e à Segurança Alimentar Nutricional. E isso é algo fundamental para todos nós”, finaliza.
Para mais informações entre em contato com a Sidagro pelo telefone (67) 4042-0497. A Secretaria fica na Rua Dr. Antônio Alves Arantes, 263 – Chácara Cachoeira. O Site www.campogrande.ms.gov.br/sidagro/
Por PMCG