Aplicativo de combate ao furto de gado amplia atuação para atender todo território nacional

Solução disponibiliza um software com armazenamento em nuvem para o registro de animais do campo, como bovinos e equinos e dos seus criadores

A Be220, empresa de tecnologia especializada em desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, que tem entre clientes que tem entre clientes Itaipu Binacional e Sicredi, está iniciando a nacionalização do AbigeApp. A solução disponibiliza um software com armazenamento em nuvem para o registro de animais do campo, como bovinos e equinos, e dos seus criadores. Os órgãos de Segurança e Fiscalização utilizam um aplicativo com inteligência artificial para consultar o software, identificar a propriedade de animais e agilizar a investigação em crimes de furto.

O app utiliza recursos de inteligência artificial para comparar, em poucos segundos, a semelhança entre os traços das marcas de animais registradas no software e os traços do desenho da marca feito pelos agentes de segurança na tela do aplicativo.

Reprodução

A tecnologia substitui os livros de papel usados hoje neste serviço e está em operação no Rio Grande do Sul desde 2021. O banco de dados conta com mais de 9.000 registros (marcas e sinais) de animais, 14.000 pecuaristas cadastrados, 55.000 pesquisas feitas pelos órgãos de Segurança e Fiscalização do RS no app e 130 usuários destes órgãos. A ferramenta tem como público principal prefeituras, associações e federações rurais.

Por Lauro Rocha