Cresce o número de “aposentados” empreendendo no franchising

Estudo aponta uma alta de 1,6% para 2,3% no perfil de franqueados “aposentados”

A pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising referente ao primeiro trimestre deste ano, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), traçou pela segunda vez o perfil dos novos franqueados, de acordo com a percepção dos franqueadores.

Com os filhos crescidos e depois de uma boa parte da vida trabalhando em banco, Luiz Carlos Marquesin (61), junto com sua esposa, Solange Vanini Marquesin (59), colocaram em prática o plano de investir e foi através de uma pesquisa em um site de franquias, que ao chegar a última letra, o Y, que conheceram a Yes! Cosmetics, foi simpatia a primeira pesquisa. O resultado são cinco anos como franqueados da marca em Limeira, no estado de São Paulo. “Ser empreendedor é um grande desafio, durante a pandemia nossa loja dentro do shopping ficou fechada praticamente por dois anos, foi extremamente desafiador e em diversas situações tivemos vontade de desistir porque investir em um país com tantas incertezas econômicas e políticas é desgastante, mas perseveramos e agora em maio completamos cinco anos com a Yes!Cosmetics”, explica Luiz.

Começar a empreender sempre é um desafio, especialmente quando se inicia nos anos dourados. Mas apesar disso, o Casal Roberto (60) e Solange Brito (58), não desistiram e inauguraram uma unidade da Casa de Bolos, maior rede de franquias de bolos do Brasil e pioneira no segmento, na cidade de Curitiba (PR), no primeiro trimestre deste ano. O casal, que está junto há 38 anos, já possui experiências com o empreendedorismo em outras fases da vida, mas depois de se mudarem para a capital paranaense, resolveram empreender pela primeira vez em uma franquia e estão colhendo os frutos dessa nova parceria. “A idade é um dos fatores de dificuldade, porque a cabeça pensa, mas o corpo não responde com tanta velocidade, mas mesmo assim, isso não impede o nosso alto rendimento”, conta Roberto, que divide a rotina de administrar e operacionalizar a unidade com a esposa e três funcionários. “Estamos adorando essa nova fase, porque estamos trabalhando no próprio negócio e conversando com pessoas o tempo inteiro”, destaca Solange.

Foto Canva Studio

No final de 2022, quando Milton Koch, 61 anos, se desligou de suas atividades no mundo corporativo, onde atuava como Gestor de Recursos Humanos em multinacional do setor de varejo, decidiu, em parceria com a esposa e advogada Célia Maria Faria Koch, 54 anos, que era hora de abrir o negócio próprio. “Somos pessoas ativas, com perfil empreendedor e sempre buscamos novos desafios, por isso, nos últimos anos, realizamos uma reserva de capital visando investir numa franquia de médio custo e por termos certa experiência no segmento de varejo, estávamos pesquisando algo neste segmento”, lembra Célia. Foi assim que o casal conheceu e optou por investir no market4u, rede de mercados autônomos que opera por meio do conceito de honest market em condomínios comerciais e residenciais. “A rede nos chamou atenção pela estrutura, potencial de crescimento e visão de empreendedorismo dos fundadores”, comenta. Hoje, com três unidades do market4u e em negociação para a inauguração da quarta loja, o casal fatura mensalmente uma média de R$ 50 mil. “Atualmente, o Milton está 100% focado para as nossas franquias, enquanto eu faço um part-time entre o market4u e o jurídico, mas em plano de trabalho, pretendemos expandir com muitas unidades da rede”, finaliza Célia

Fonte Samantha Dias