Como saber se está na hora de trocar o sofá da sala? Especialista lista 4 sinais

Mau cheiro, barulhos e estofado gasto são os principais motivos para a troca, segundo Jeziel Rodrigues, consultor do sono Anjos Colchões & Sofás

Diferente dos eletrônicos que já são programados com um tempo específico de durabilidade, pouco se fala sobre o sofá e seu tempo de validade. A necessidade de troca vai muito além de adaptação aos espaços ou ao gosto pessoal de cada um com a decoração da sala. Jeziel Rodrigues, consultor do sono da rede Anjos Colchões & Sofás listou 4 motivos sobre a hora certa e como fazer essa troca. Confira:

Fungos e Bactérias

Segundo o especialista, o sofá é considerado um produto de desejo, porém ele acaba se tornando uma fonte de problemas alérgicos, porque as pessoas se alimentam nele e acaba caindo fragmentos, o que serve de alimento para fungos, ácaros e bactérias. “Existem estudos que mostram que em um ano e meio, dois anos de uso, 10% do peso de seu peso é composto por fungos, ácaros e bactérias. Ou seja, se o estofado está sujo, ele se torna perigoso para quem tem alergia”, diz consultor do sono Anjos Colchões & Sofás

Desconforto

Sinal de desconforto também é um alerta de que está na hora de fazer a troca. Jeziel explica que a engenharia do sofá é peso concentrado, diferente do colchão, que é peso distribuído: “por isso, com o tempo, as pessoas passam a sentir um desconforto ao sentar e chegam até a sentir a madeira. Não obtendo o conforto devido, a pessoa pode ficar torta e com dores na lombar”.

Foto Anjos, Colchões & Sofás

Aparência

A aparência e as condições do tecido também precisam ser observadas e é um bom motivo para a troca, já que ele fica em destaque no ambiente. “Sem contar o mau cheiro e o tecido esgarçado, que pode causar uma má apresentação na sua sala. Vale lembrar que o sofá não é apenas um objeto de conforto, mas é também uma peça de decoração em uma casa”, diz o especialista.

Como escolher um sofá novo

Se ele não foi pensado para atender às necessidades da casa, esse também é um bom motivo para fazer essa troca. A escolha do modelo ideal deve ser feita com base no objetivo do móvel. “Se a pessoa tem uma sala apenas para receber visitas e quer um ambiente mais apresentável, o ideal é um sofá de linha reta, que possui uma apresentação melhor. Mas quando você pensa em uma sala para o conforto, para ver TV, jogar videogame, ou tirar um cochilo, o indicado é a versão retrátil, reclinável, que é mais confortável”, finaliza.

Por Daniele Dutra