Design de varejo: muito mais do que um simples resultado visual da loja

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O engajamento digital vem crescendo e preocupando as redes que têm forte atuação no varejo físico

Mais recentemente vimos uma grande aceleração desse engajamento, o que também trouxe desafios gigantes para o negócio. Apesar desse fenômeno irreversível, a ida às lojas não diminuiu. E os volumes de consumo também não.

O que está em plena transformação – e sempre estará – são os modelos de consumo e a relação dos consumidores com lojas e marcas. A experiência de compra precisa evoluir no mesmo ritmo ou, preferivelmente, ser mais rápida. O cenário exige que lojas e marcas sejam mais inspiradoras, atrativas e confiáveis.

Para encantar o consumidor, boa publicidade, qualidade do produto e lindas embalagens não são suficientes. A reformulação das lojas, o reposicionamento das marcas, a ampliação das ofertas e a melhoria dos serviços é fundamental e obrigatória.

Assim, o design de varejo vem para contribuir para que a experiência de compra seja aprimorada e reflita em atração, venda, aderência à marca e manutenção do cliente. E de uma forma mais concreta, o design de varejo, em uma visão mais estratégica, é o grande aliado dos negócios que buscam melhorar imagem de marca, aumentar vendas, reduzir custos operacionais e fidelizar clientes.

O design de varejo vem contribuir para que a experiência de compra seja aprimorada. Foto Canva Studio

Mas todo projeto deve partir de objetivos bem claros, inclusive de investimento. Parte deles já estão definidos no plano do cliente que, idealmente, é composto por diretrizes de diversas áreas, como marketing, comercial e trade marketing. Mas o design de varejo é uma atividade influenciada por muitos fatores, além do briefing. Ele tem vida própria e é mutante, a partir da sua concepção.

Quando uma boa equipe começa a trabalhar no projeto, é capaz de identificar oportunidades que antes não estavam visíveis. São as subcamadas do projeto que, somadas à experiência e ao repertório dos profissionais envolvidos, são verdadeiros propulsores de valor e personalidade para o trabalho.

Com o plano em mãos, começam as etapas de imersão na marca-produto-ambiente, pesquisa, ideação, desenho, estudo de viabilidade técnica e financeira, prototipagem, produção, implementação e mensuração dos resultados. Vale ressaltar que, mesmo em projetos mais simples, o design de varejo é fundamental para garantir uma execução eficiente e uma implementação bem-sucedida.

Quem contrata os serviços de um especialista está automaticamente incorporando experiência, segurança, produtividade, tranquilidade e economia para o seu projeto. Na outra ponta, um bom projeto de design garante uma encantadora experiência de compra, aumenta a confiança dos clientes nas lojas e nas marcas e, comprovadamente, amplifica os resultados em vendas.

Por Alessandro NovelloDiretor de Criação e Design da Green Retail Solutions