É natural a vontade que temos de sair comprando toda planta que vemos pela frente. Aliás, todas são tão lindas e por isso existe uma grande dificuldade em escolher.
Vamos fazer um filtro de como escolher e, principalmente, para onde escolher.
Passo 1: observar o espaço que você tem em casa ou apartamento
Passo 2: você vai plantar em vaso ou no chão?
Passo 3: fotografar e observar o comportamento do sol.
Ao fazer estas observações teremos desdobramentos em relação a compra de materiais e quanto a espécie de plantas. O mais importante a saber é que as plantas se alimentam principalmente de luz, portanto nunca devem ficar na penumbra ou na total escuridão.
No caso de apartamentos temos vários ambientes que podem comportar vasos, como sacadas, janelas, áreas de serviço e até mesmo no quarto.
A seguir, damos algumas sugestões dos melhores locais para você colocar plantas no seu apartamento:
Como podemos observar nas fotos é possível ter plantas em apartamentos. Nesse caso, o plantio seria em vasos, treliças e suportes que possam apoiar a planta. Sendo assim, os materiais utilizados são diferentes.
A composição do vaso varia de acordo com as espécies a serem plantadas. Para isso, é preciso observar cada espécie e suas particularidades: quanto a quantidade de sol recebida durante todo o dia, se a iluminação é direta ou difusa, se bate mais sol ou meia sombra durante o maior período do dia, etc.
A composição do vaso varia de acordo com as espécies a serem plantadas. Para isso, é preciso observar cada espécie e suas particularidades: quanto a quantidade de sol recebida durante todo o dia, se a iluminação é direta ou difusa, se bate mais sol ou meia sombra durante o maior período do dia, etc.
Os vasos podem ser montados com pedra brita no fundo. Caso não queira que caia terra no chão e a água escoe limpa, basta colocar um pedaço de manta geotêxtil antes da brita no fundo do vaso. Quanto ao substrato, deve ser escolhido conforme o tipo de planta, pois existem substratos específicos, como no caso das orquídeas, por exemplo. Quanto a rega, algumas plantas não são tolerantes ao encharcamento diário do substrato como, por exemplo as suculentas, o que pode provocar o apodrecimento de folhas e raízes. Já as samambaias amam a umidade e apreciam muito umas borrifadas de água ao longo do dia, mas não gostam de vento e não podem ficar expostas na luz direta do sol. Suas folhas são delicadas e queimam facilmente. Como podemos observar cada planta tem suas próprias necessidades e ai vem a dúvida: será que dou conta de cuidar?
Sim, você dá conta. As suculentas, como já falei na coluna anterior, são provenientes de locais áridos e por isso não toleram encharcamento. Elas também não exigem grande cuidado. Em sua maioria apreciam muito o sol e algumas até ficam coloridas a medida que mais sol tomam durante o dia.
As samambaias apreciam a luz difusa e meia sombra, nunca a luz direta do sol. São provenientes de matas e normalmente são encontradas nos galhos das árvores ou aos seus pés, ou no meio de pedras e encostas. Esses são lugares úmidos e muito apreciados por elas. Já ouviu aquela expressão planta da minha infância? Na casa da minha tia haviam muitas penduradas e apoiadas em bancos na varanda. Elas são descabeladas e descontraídas com uma cabeleira viçosa e verdejante.
Foto: Victoria Strukovs
Agora, se você tem em seu quintal um bom espaço e pode se beneficiar de ter uma grande quantidade de espécies de plantas, não se esqueça: a regra permanece, quanto a incidência de luz direta ou indireta e meia sombra. Nesse caso, o que muda é em relação à manutenção, pois nos vasos as plantas precisam de troca do substrato no mínimo uma vez por ano, já que este fica cada vez mais pobre e a água leva boa parte dos nutrientes ao ser irrigada e a compactação do substrato dificulta a aeração para as raízes das plantas.
Não se esqueça de observar quanto a insolação, e saiba quais horas do dia tem sol ou sombra onde você pretende plantar, ou colocar seus vasos.
A regra para plantio no chão deve ser observada quanto a espécie e tamanho da planta, pois algumas precisam ter a cova ou berço feito de maneira a comportar as raízes e a adubação. Os substratos devem ser administrados conforme suas especificidades, ou seja, basta lembrar da regra de onde esta planta é originária. Sempre verifique seu habitat natural, assim você terá sucesso com suas plantas, seja em casa ou apartamentos em vasos, ou no chão.
O meu sonho de jardim é fazer em casa um jardim tropical e o seu?
Me conte aqui na área de comentários qual é o jardim dos seus sonhos. E até sábado com mais dicas sobre jardinagem e paisagismo.
Seja o primeiro a comentar em "Ideias para compor espaços para plantas em casa ou no apartamento."