Nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia

Foto Shutterstock

Pandemia acelera uso das tecnologias no Brasil, aponta pesquisa

Pesquisa divulgada essa semana pela Kantar Ibope Media mensurou o uso das tecnologias no contexto da pandemia do coronavírus no Brasil. De acordo com o estudo, 56% dos brasileiros acreditam que a crise os ajudou a adotar melhor a tecnologia no dia a dia.

A pesquisa ainda demonstra que o aumento na adoção tecnológica durante a crise não aconteceu apenas no Brasil. Em outros países da América Latina, onde a pesquisa fez o mesmo questionamento, os dados são significativos.

Equador (88%), Peru (78%), Colômbia (72%), Chile (63%) e Argentina (59%) apresentaram um percentual maior que o brasileiro no que se refere à população que acredita que a crise incentivou a adoção da tecnologia.

Streaming

98% dos usuários de internet no Brasil consomem algum tipo de streaming de áudio ou vídeo. Foto JESHOOTS/Pexels

A pesquisa também apresentou informações sobre o consumo e o mercado de streaming no país. Foram consideradas plataformas com serviços de streaming por assinatura pagos, como Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay e Net Now.

98% dos usuários de internet no Brasil consomem algum tipo de streaming de áudio ou vídeo no período de 1 mês.

Houve aumento no consumo de streaming de vídeo pago ou gratuito para 73% dos usuários de internet no país.

“Mais do que nunca, o indivíduo está no controle e escolhe como e onde consumir conteúdo. O streaming contribui ampliando e complementando a experiência de vídeo e de áudio para outros lugares e outros momentos”, explica Adriana Favaro, diretora comercial Kantar Ibope Media.

A publicação ainda aborda os motivos para assinar ou não 1 serviço de vídeo. Entre os fatores explorados, 17% dos respondentes afirmaram que assinariam se tivessem acesso a uma internet melhor.

Como aponta a própria pesquisa, o Brasil é 1 país bastante heterogêneo na conexão e na qualidade do acesso à internet. 58% das pessoas acessam a internet exclusivamente por meio do smartphone.

75% dos usuários de internet começaram a assistir a lives desde o início da quarentena. Foto Edward Eyer

Lives

Um dos fenômenos da quarentena, as transmissões ao vivo também foram abordadas na pesquisa. Sobre o tema, 75% dos usuários de internet responderam que começaram a assistir a lives de shows musicais a partir do início da quarentena. 

Dentre eles, 41% afirmaram que pagariam para assistir a uma live. Em relação à publicidade, 82% das pessoas que viram alguma transmissão ao vivo lembraram de pelo menos uma marca patrocinadora.

Por Poder 360