Você sabia que cerca de 20% de toda a biodiversidade, tanto da flora como da fauna mundial, estão aqui no Brasil?
É pensando na saúde e bem-estar que vamos falar sobre aquelas plantinhas milagrosas que nossos avós cultivavam no quintal e não se assuste, mas a maioria delas brotam naturalmente em seu quintal sem você saber.
Primeiramente vamos nos atentar quanto a diferença de chá e infusão, existem as receitas e conselhos de como bebê-los e sempre vem à cabeça a dúvida de como prepará-los.
Bora lá falar de infusão, os preparados feitos de capim cidreira ou limão, camomila, melissa e até mesmo especiarias cravo da índia e canela, os especialistas dizem ser correto chamá-los de infusão.
Já os chamados chás são provenientes da camellia sinensis, é possível obter milhares de variedades dependendo da forma de cultivo, armazenagem das folhas e fermentação.
Segundo os especialistas os chás podem ser divididos em quatro grupos diferentes.
Chá branco, não é fermentado é produzido das folhas mais novas da planta é mais raro e por isso seu valor é mais caro.
Chá verde, levemente fermentado e de sabor mais suave, famoso por ser utilizado em dietas pelo seu poder diurético.
Chá preto, esse é “power”, superfermentado e de saber acentuado.
E, finamente, o chá “oolong” que na verdade fica entre os dois chás: o verde o preto, com sabor intermediário e fermentação mediana.
A cultura dos chás é bem longa e como o vinho tudo depende da região do plantio e formas de cultivo para obter maiores variações, ou seja um chá de um país, nunca será igual ao de outro país, pois o clima tipo de solo e formas de cultivo influência diretamente na qualidade e no sabor do chá.
Mas bora voltar para o nosso chá ou infusão mais conhecidos e que você pode ter em seu quintal.
O nosso regional capim-cidreira, ou capim limão. Este, minha avó fazia durante as férias para saborear com o não menos famoso bolinho de chuva. Um sabor de infância que também proporciono para os meus filhos, não falta no meu quintal uma moita desse capim.
Capim-Cidreira (Cymbopogon Citratus Stapf)
Benefícios da infusão e óleo do capim cidreira:
Melhora o sono; limpa e desintoxica; controla os níveis de colesterol; ajuda na digestão; melhora de gripes e resfriados; reduz a dor da artrite; combate ao câncer; combate a obesidade impedindo o acúmulo de gordura; mantém a pele saldável e ajuda no odor corporal; ótimo para o sistema nervoso; diabetes tipo 2 além de melhorar o sistema imunológico.
Observação: Capim-cidreira não é a mesma planta que a erva cidreira.
Gervão-azul (Stachytarpheta cayennensis):
É ótimo para hepatite, reumatismo, disenteria, febre, gripes e resfriados; é tônico gastrointestinal.
Forma de uso: infusão das folhas, talos e flores. Xarope caseiro.
Cidreira-de-árvore (Lippia alba)
Seus benefícios são ação calmante, antidepressivo, ajuda a dormir melhor.
Forma de uso: Infusão das folhas.
Carqueja (Baccharis trimera)
É ótimo para o fígado, intestino, diarreia, dor de cabeça oriunda de problemas estomacais e gástricos.
Forma de uso: infusão das folhas.
Manjericão-cravo (Ocimum gratissimum)
Eficaz contra gripes e resfriados (indicado para crianças). Forma de uso em crianças: banho terapêutico com o chá das folhas e flores, 2 x dia (permitido para bebês). Infusão das folhas (a partir de 2 anos de idade).
Mastruz (Chenopodium ambrosioides)
Eficiente no tratamento de reumatismo, problemas estomacais, expectorante.
Formas de uso: as partes aéreas em forma de infusões e sucos verdes.
A lista dessas maravilhas é bem grandinha. Prometo colocar, entre uma e outra coluna, mais desses milagrosos intrusos dos nossos quintais, mas que contribuem muito para saúde da família.
Você pode ter em casa uma horta com temperos ervas, plantadas no chão ou cultivadas em vasos.
Continue escrevendo para a coluna e eu respondo suas dúvidas sobre plantas e paisagismo. Até a próxima pessoal.
Arquiteta e Urbanista pela Anhanguera- Uniderp (2018), foi Gerente de produção, Fábrica de móveis Matutu Móveis no RJ. É proprietária da Empresa Ojee Criativo; Possui cursos de especialização na área de paisagismo, entre eles Vivencia Oasis – Sete Passos para Mobilização Social, Curso de paisagismo e plantas Ornamentais- Escola Educação 2020 e Curso Formação Integral Jardineiro.net- Método os 5 elementos 2020. Contato elainelameu.arq.br, facebook.com/arquitetaelainelameu; elainelameu.arq.br
Seja o primeiro a comentar em "Que tal ter uma farmácia no seu quintal?"